Rio de Janeiro - Vasco, campeão da Taça Guanabara, e Flamengo, campeão da Taça Rio, começarão a decidir o título do Campeonato Carioca neste domingo, às 16 horas, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O duelo final, no domingo de Páscoa, será no Maracanã, com mando rubro-negro. Esta será a quarta final entre vascaínos e flamenguistas no século XXI, segundo levantamento do Sr. Goool.
A vantagem é toda do Flamengo que venceu as três decisões anteriores. Em 2001, o Gigante da Colina até saiu na frente (2 a 1), mas o Mengo reverteu a vantagem (3 a 1). Três anos depois, o Fla não deu chances ao rival com vitórias por 2 a 1 e 3 a 1. A última final entre os rivais havia sido em 2014 e, naquela oportunidade, o Flamengo precisou de dois empates, por 1 a 1, para levantar o troféu.
O Flamengo chega à final com nove vitórias (cinco em casa e quatro fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e uma derrota ao lado da torcida, além de 29 gols a favor e 13 tentos tomados. Aproveitamento de 71,1%.
O Vasco, por sua vez, tem desempenho de 75%. São 11 triunfos (sete em casa e quatro fora), três igualdades (duas como mandante e uma como visitante) e duas derrotas (uma ao lado da torcida e outra fora), além de 24 gols pró e dez sofridos.