Paraná - O interior, representado pelo Toledo, encerrou jejum de três temporadas fora da final do Campeonato Paranaense. O TEC, campeão da Primeira Taça, equivalente ao 1º turno, tentará evitar o bicampeonato do Athletico Paranaense, vencedor da Segunda Taça. O confronto de abertura da decisão será neste domingo, às 16 horas, no Estádio Municipal 14 de Dezembro, em Toledo.
Os clubes de fora da capital estavam ausentes da finalíssima desde 2015, quando o Estadual foi decidido por Operário e Coritiba. Aquela temporada, aliás, também foi a última com o interior no lugar mais alto do pódio. O Fantasma fez história com a conquista em cima do Coxa. Desde então, Athletico e Coritiba tomaram conta do Paranaense.
O Athletico, por sua vez, é dono da melhor campanha do Estadual com sete triunfos (cinco em casa e dois fora), três igualdades (um como mandante e dois como visitante) e três derrotas (duas ao lado da torcida e uma fora), além de 27 gols pró (melhor ataque) e 12 tomados. Desempenho de 61,5%. Na fase de grupos, o Furacão enfiou impiedosos 8 a 2 no Toledo na Arena da Baixada, local do jogo de volta no domingo de Páscoa.