São Paulo - A Copa Africana de Nações sofreu inchaço de seleções passando de 16 para 24 países em 2019. Entre tantos participantes, três irão debutar nesta temporada. Burundi, Madagascar e Mauritânia tentarão surpreender no ano de estreia. Sem falar que dois dos três estreantes estarão no mesmo grupo. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão disponíveis aos torcedores internautas no Sr. Goool.
Burundi e Madagascar brigarão pelas vagas no Grupo B. O primeiro desafio de Burundi será contra a Nigéria em 22 de junho. No mesmo dia, a Seleção de Madagascar fará a estreia ante Guiné. A Mauritânia, também novata, jogará pela primeira vez a Copa Africana de Nações dois dias depois contra a Seleção de Mali no Grupo E.Se estas seleções iniciarão suas histórias no torneio, o Egito conhece bem a competição. Anfitriões, os egípcios participarão pela 24ª edição da Copa Africana de Nação que chega a sua 32ª temporada. O Egito é também o maior campeão com sete títulos. A Costa do Marfim é outra seleção calejada com 23 participações, uma a mais do que Gana.
Entre as seleções que estarão na edição 2019, o maior jejum era da Tanzânia que tinha participado apenas da Copa Africana de Nações em 1980. A Seleção Queniana também tinha um certo jejum, desde 2004. Já a Namíbia estava na seca desde 2008.
Regulamento:
Após jogos dentro das próprias chaves, as duas melhores seleções de cada grupo avançarão de fase, assim como as quatro melhores 3ªs colocadas.
Oitavas de final, quartas de final, semifinal, disputa do 3º lugar e final serão disputadas em apenas um jogo. Em caso de empate, a partida terá prorrogação e, se necessário, pênaltis.