Portal Eventos
Notícias
Em 22 de abril de 2019 às 15:26

Clubes da Série A do Brasileirão são maioria entre os campeões estaduais de 2019

Ao todo, nove clubes da elite nacional deram a volta olímpica nesta temporada

da Redação -

São Paulo - Os Campeonatos Estaduais já registram 19 campeões, sendo que a maioria vem da Série A do Brasileirão, segundo levantamento do Sr. Goool. Ao todo, nove integrantes da elite nacional já deram a volta olímpica nesta temporada. Cruzeiro e Grêmio, aliás, festejaram sem nenhuma derrota. A Raposa, por sinal, tem a melhor campanha entre os vencedores da Série A com 79,2%.

O Corinthians, por sua vez, ficou com o pior aproveitamento (55,6%). Ainda assim, o time do técnico Fábio Carille encerrou jejum de 80 anos ao conquistar o tricampeonato no Paulistão. Entre os quatro clubes que subiram da Série B, apenas o Goiás não está entre os vencedores. Fortaleza, CSA e Avaí comemoraram mais um feito.

Se o Goiás não levou, o Atlético Goianiense tomou conta do Goianão. O Dragão é um dos três clubes da Série B que levantaram o troféu. Rebaixado no Brasileirão do ano passado, o Sport começou esta temporada melhor, com título no Pernambucano. Já o Cuiabá manteve a boa fase. Após o inédito acesso na Série C, o Dourado se sagrou tricampeão do Mato-grossense, sendo os dois últimos títulos sem derrota.

 Fortaleza foi campeão da Série B do ano passado e, em 2019, já faturou o Campeonato Cearense!Leonardo Moreira / FortalezaFortaleza foi campeão da Série B do ano passado e, em 2019, já faturou o Campeonato Cearense!
Sem divisão!
A Série C também registra três campeões. Destaque para o Imperatriz que subiu da Série D do ano passado e, em 2019, desbancou a vantagem do Moto Club no Maranhense. O Ríver, por sua vez, é o único campeão estadual vindo da Série D, por enquanto. O Galo cantou alto no Piauiense. Por fim, três clubes foram campeões mesmo não tendo calendário no segundo semestre.

Águia Negra-MS, Frei Paulistano-SE e Gama-DF levaram seus Estaduais e até garantiram vagas para a Série D de 2020, mas nesta edição estarão fora de qualquer divisão nacional. Dos três, a grande surpresa foi o Frei Paulistano. Com apenas dois anos de fundação, o clube de Frei Paulista não deu chances ao Itabaiana e levou o Sergipano pela primeira vez na história.

Confira os campeões estaduais separados por divisões do Brasileirão:

SÉRIE A

Athletico Paranaense-PR
Avaí-SC
Bahia-BA
Corinthians-SP
Cruzeiro-MG
CSA-AL
Flamengo-RJ
Fortaleza-CE
Grêmio-RS

SÉRIE B

Atlético Goianiense-GO
Cuiabá-MT
Sport-PE

SÉRIE C

Botafogo-PB
Imperatriz-MA
Remo-PA

SÉRIE D

Ríver-PI

SEM DIVISÃO

Águia Negra-MS
Frei Paulistano-SE
Gama-DF