Rio Grande do Sul - Mano Menezes e Cuca deixaram os gramados há tempos, mas ainda assim não escaparam das advertências da arbitragem. A dupla sulista foi a primeira a ser punida com cartões no Campeonato Brasileiro da Série A. A nova regra, que prevê punição aos técnicos e suas comissões, entrou em vigor na atual temporada. O gaúcho Mano Menezes, técnico do Cruzeiro, foi o primeiro amarelado durante a derrota, por 3 a 1, para o Flamengo na rodada inicial.
"Aos 35 minutos do segundo tempo, adverti com cartão amarelo o sr. Luiz Antônio Venker Menezes, técnico da equipe do Cruzeiro E.C., por após o mesmo ter sido advertido verbalmente por protestar contra as decisões da arbitragem, reincidiu em protestar contra a arbitragem fazendo sinais indicando locais do campo de jogo com possíveis infrações a seu favor", escreveu na súmula o árbitro gaúcho Anderson Daronco, da FIFA.
O paranaense Cuca não aprendeu a lição e também recebeu cartão amarelo. Interessante notar que a punição ocorreu novamente contra o Flamengo. O São Paulo empatou com os cariocas, por 1 a 1, no Estádio do Morumbi, no último domingo, pela 3ª rodada. Na oportunidade, o Tricolor perdeu o aproveitamento de 100% na Série A."Aos 48 minutos do segundo tempo, o treinador da equipe do São Paulo F.C., sr. Alexi Stival, de CPF n. 561908249-00, foi advertido com o cartão amarelo por gesticular persistentemente pedindo um cartão vermelho ao adversário", relatou o mineiro Ricardo Marques Ribeiro, da FIFA.
O Brasileirão ainda contabilizou a punição a Charles Alexandre Patrice Francis Hembert, integrante da comissão técnica de Rogério Ceni, comandante do Fortaleza. O cartão amarelo foi dado pelo árbitro catarinense Bráulio da Silva Machado durante a derrota do clube cearense para o Palmeiras (4 a 0).