São Paulo - A Inglaterra tomou conta da Europa pelo terceiro dia seguinte. Após as classificações épicas de Liverpool e Tottenham à final da UEFA Champions League, Arsenal e Chelsea garantiram vagas na decisão da UEFA Europa League. Os Gunners voltaram a vencer o Valencia (4 a 2), enquanto os Blues só se classificaram nos pênaltis ante o Eintracht Frankfurt. Pela primeira vez na história um país será campeão no mesmo ano dos dois principais torneios do continente. Jamais uma nação havia colocado quatro representantes nas finais da UCL e UEL.
Sem falar que esta será a 10ª vez que a Europa League terá uma final com clubes do mesmo país, sendo a segunda com ingleses. A Inglaterra não alcançava tal feito desde a primeira edição da UEL em 1971/1972, quando o Tottenham foi campeão em cima do Wolverhampton. Na Champions também já tinha acontecido uma decisão inglesa. Em 2007/2008, o Manchester United derrubou o Chelsea.
A última final com clubes do mesmo país na UEL, enquanto isso, foi espanhola entre o campeão Atlético de Madrid e o vice Athletic em 2011/2012. Uma edição antes, o Porto foi campeão em cima do Braga. A UEL em outros momentos também foi decidida por dois clubes do mesmo país. A Espanha viu o Sevilla levar a melhor contra o Espanyol em 2006/2007.
A Itália também já dominou a Europa League com os títulos da Internazionale contra a Lazio em 1997/1998 e sobre a Roma em 1990/1991, do Parma sobre a Juventus (1994/1995) e da Velha Senhora diante da Fiorentina (1989/1990). Já a Alemanha teve o confronto do campeão Eintracht Frankfurt e do vice Borussia Mönchengladbach em 1979/1980.
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA Moskva, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht Frankfurt, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma, Chelsea e Manchester United.
Em relação aos países campeões, a Espanha está na frente com 17 conquistas, contra 12 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.