São Paulo - A edição 2018/2019 da UEFA Europa League será encerrada em 29 de maio no Bakı Olimpiya, em Baku, com a possibilidade de ter um novo campeão. O Arsenal poderá entrar para a lista de 28 vencedores. Os Gunners farão a final inglesa ante o Chelsea. Os Blues, ao contrário dos rivais, já levantaram o troféu.
O título dos Blues, aliás, aconteceu recentemente. O Chelsea bateu o Benfica, por 2 a 1, e festejou na temporada 2012/2013. O Arsenal, apesar de nunca ter soltado o grito entalado na garganta, já chegou na final. Na edição 1999/2000, os Gunners foram derrotados pelo Galatasaray. O fato é que a Inglaterra ganhará seu 9º título e irá igualar a Itália. A Espanha, com 11, segue na liderança.
O Chelsea chega à final de forma invicta. São 11 vitórias (seis em casa e cinco fora) e três empates (um como mandante e dois como visitante), além de 32 gols a favor e nove tentos tomados. Aproveitamento de 85,7%. O desempenho do Arsenal é de 81%. A campanha dos Gunners registra 11 triunfos (seis em casa e cinco fora), uma igualdade como mandante e dois tropeços como visitante, além de 29 gols marcados e nove sofridos.
Campeões!
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA Moskva, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht Frankfurt, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma, Chelsea e Manchester United.
Em relação aos países campeões, a Espanha está na frente com 17 conquistas, contra 12 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.