Ceará - Fortaleza e Botafogo abrirão a final da Copa do Nordeste 2019 nesta quinta-feira, às 21h30, no Estádio Castelão. Além do inédito título, cearenses e paraibanos também desejam não ficar atrás dos seus rivais. Afinal, o Ceará - rival do Leão do Pici - ostenta o título ganho em 2015, enquanto o Campinense - rival do Belo - foi campeão em 2013.
O fato é que a atual edição da Copa do Nordeste terá um campeão inédito. Fortaleza ou Botafogo será o 9º vencedor diferente do Regional. A dupla encerrou jejum de seis anos, segundo levantamento do Sr. Goool. Este foi o tempo em que a Copa do Nordeste não teve uma final com dois clubes sem título. O torneio voltou a ser disputado em 2013 e, naquela edição, Campinense e ASA surpreenderam todos. Os paraibanos faturaram o título. De lá para cá, o Nordestão ainda viu as conquistas inéditas de Santa Cruz, Ceará e Sampaio Corrêa. O trio, porém, superou campeões na final.
O Botafogo chega invicto à final. São sete vitórias (cinco em casa e duas fora) e três empates (um como mandante e dois como visitante), além de 15 gols a favor e cinco tentos tomados. Aproveitamento de 80%.
O Fortaleza, por sua vez, tem cinco triunfos (quatro em casa e um fora), quatro igualdades (duas como mandante e duas como visitante) e um tropeço longe da torcida, além de 17 gols anotados (melhor ataque) e seis sofridos. Desempenho de 63,3%.