Santa Catarina - O Estado de São Paulo pode ter o maior número de representantes na Série B do Campeonato Brasileiro, mas são os clubes catarinenses que dominam o G4. Figueirense, Chapecoense, Avaí e Joinville ocupam os quatro lugares da zona de acesso. Mas engana-se quem pensa que o sucesso de Santa Catarina brotou em 2013. Pelo contrário! Os catarinenses estão em alta desde 2009, quando o futebol brasileiro se consolidou com quatro divisões nacionais.
Em todas as quatro temporadas, o Estado de Santa Catarina comemorou, ao menos, um acesso. A Chapecoense puxou a fila em 2009, quando subiu da Série D para a Série C. No ano seguinte, o Joinville seguiu o mesmo caminho. O JEC, aliás, não parou por ai e, em 2011, foi campeão da Série C, obtendo o acesso à Série B.Antes, porém, o Criciúma chegou ao segundo escalão do futebol ao conquistar o acesso na Série C, em 2010. Já o Figueirense foi ainda mais pra cima. O Figueira chegou à elite na mesma temporada. Por fim, no ano passado, a Chapecoense subiu para a Série B e ainda viu o Criciúma conquistar o acesso à Série A do Brasileirão.
Mas assim como todos os Estados, nem só de alegria vive Santa Catarina. Os catarinense já choraram o rebaixamento do Marcílio Dias, em 2009, na Série C. No Brasileirão, o Avaí caiu em 2011 e, no ano passado, foi a vez do Figueirense.
Atualmente, Santa Catarina é representada pelo Criciúma na Série A do Nacional. O Tigre soma três pontos no meio da tabela. Na Série B, o quarteto está no G4, sendo que o Figueirense é o único dos 20 clubes com aproveitamento de 100% após três rodadas. Por fim, Marcílio Dias e Metropolitano lutam pelo acesso na Série D.