Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 03 de junho de 2013 às 18:22

Vitória iguala seu melhor início de Brasileirão nos pontos corridos

Campanha do Rubro-negro baiano tem coincidências em relação a temporada de 2003

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Bahia - Campeão baiano e clube nordestino mais bem colocado na Série A do Campeonato Brasileiro, o Vitória igualou seu melhor início de Nacional na Era dos pontos corridos. O Rubro-negro ocupa a vice-liderança com sete pontos, mesma pontuação do líder São Paulo. Mas enquanto o Vitória tem cinco gols de saldo, o clube paulista soma seis.

Após estrear com empate, por 2 a 2, diante do Internacional - chegou a estar vencendo, por 2 a 0 -, o Vitória bateu Náutico (3 a 0) e Vasco (2 a 0). O Leão apresenta aproveitamento de 77,8% e é um dos sete clubes invictos na Série A. Nesta quarta-feira, às 21 horas, o Vitória vai encarar o Grêmio, em Porto Alegre, pela 4ª rodada.

Em 2003, o Vitória teve início semelhante no primeiro ano de pontos corridos do Brasileirão. Na oportunidade, o clube também somou sete pontos nas três primeiros rodadas e começou a caminhada com empate. O Vitória ficou no 1 a 1 com o Figueirense, mas depois triunfou sobre Paysandu (2 a 1) e Vasco (2 a 1).

Mas a partir de agora, os torcedores rubro-negros vão torcer para que a campanha atual seja diferente daquela apresentada em 2003. No primeiro ano de pontos corridos, o Vitória também enfrentou o Grêmio, em Porto Alegre, pela 4ª rodada, e saiu derrotado (2 a 1). O clube baiano acabou a temporada no 16º lugar com 56 pontos. O Brasileirão 2013 contou com 24 clubes.

Sequência...
Em 2004, o Vitória chegou a quatro pontos de nove possíveis. O começo nada animador era só o prenúncio de uma temporada tenebrosa. Naquela vez, o Leão amargou a degola, no penúltimo lugar, com apenas 48 pontos. O Vitória só conseguiu retornar ao Brasileirão em 2008.

Assim como em 2004, o clube baiano conquistou quatro pontos nos três primeiros jogos. No Brasileirão, o Leão terminou em décimo lugar. Em 2009, o Vitória conseguiu seis pontos. Mas no ano seguinte, nuvens carregadas cobriram Salvador. O Vitória teve seu pior início de pontos corridos ao obter apenas um ponto de nove possíveis. Resultado: o Leão baiano foi rebaixado no 17º lugar.

O melhor resultado do Vitória na história do Brasileirão foi o vice-campeonato em 1993. Já nos pontos corridos, o clube baiano conseguiu um modesto décimo lugar em 2008.