São Paulo - O futebol brasileiro segue mal gerido e o planejamento é facilmente superado pela paixão. Dirigentes e torcedores (sem generalizar) não têm paciência e perdem a razão. A Edição 2013 da Série B do Campeonato Brasileiro contabiliza quatro rodadas e quatro trocas de técnicos.
O Ceará e o Icasa optaram pelas mudanças na última terça-feira. Campeão estadual, o Vozão perdeu para o Oeste, por 2 a 1, e ficou sem Leandro Campos. Dimas Filgueiras - tapa buraco oficial do clube - ficará no comando até a contratação do novo comandante. O Ceará aparece no 11º lugar com cinco pontos.Uma posição abaixo e com um ponto a menos está o Icasa. A derrota, por 2 a 1, para o América Mineiro não foi bem digerida pelos dirigentes. Resultado: Francisco Diá demitido. O treinador foi o responsável pelo acesso do Verdão na Série C do ano passado. Por enquanto, o coordenador das categorias de base Roni Araújo ficará no comando do Icasa.
A Série B já tinha feito outras duas vítimas. O técnico Lecheva, campeão paraense, foi demitido pelo Paysandu. O Papão optou pela experiência de Givanildo Oliveira. Enquanto isso, Mazola Júnior foi trocado por Vágner Benazzi no Bragantino. O Sport não chegou a trocar de técnico na competição, mas começou com Gustavo Bueno. Hoje, o Leão é comandado por Marcelo Martelotte - campeão pernambucano pelo rival Santa Cruz.
Na lista de treinadores da Série B há outros destaques, como Ricardinho. O pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira está no comando do Avaí. Outra jovem promessa é Dado Cavalcanti. Ele foi responsável pela grande campanha do Mogi Mirim no Paulistão. O clube foi semifinalista no Estadual. E há ainda Gilmar Dal Pozzo, vice-campeão catarinense e, agora, líder da Série B com a Chapecoense.
A 5ª rodada será disputa nesta sexta-feira e sábado. Os 20 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no sistema de pontos corridos. O clube que somar o maior número de pontos será declarado campeão. Além do vencedor, os outros três melhores colocados conquistarão o acesso à Série A. Por outro lado, os últimos quatro colocados serão rebaixados à Série C.
Confira os técnicos da Série B do Brasileirão:
ABC - Paulo Porto
América de Natal - Roberto Fernandes
América Mineiro - Paulo Comelli
ASA - Ricardo Silva
Atlético Goianiense - Waldemar Lemos
Avaí - Ricardinho
Boa Esporte - Nedo Xavier
Bragantino - Vágner Benazzi
Ceará - Dimas Filgueiras (interino)
Chapecoense - Gilmar Dal Pozzo
Figueirense - Adilson Batista
Guaratinguetá - Carlos Octávio
Icasa - Roni Araújo (interino)
Joinville - Arturzinho
Oeste - Roberto Cavalo
Palmeiras - Gilson Kleina
Paraná - Dado Cavalcanti
Paysandu - Givanildo Oliveira
São Caetano - Marcelo Veiga
Sport - Marcelo Martelotte