Rio de Janeiro - Em 1916, o futebol se tornou muito mais que uma bola. O futebol argentino cresceu aos trancos e barrancos. A ideia de criar um torneio que reunisse o restante das seleções sul-americanas parecia indispensável. Cem anos após sua independência, a Argentina assumiu uma competição que acabaria se tornando o evento de maior prestígio nessas terras. Mas não foi apenas uma competição. No começo, tudo parecia ter a ver só com futebol, mas a primeira edição da Copa América, em julho de 1916, teve alguns outros aspectos.
José Luis Muratore, ministro das Relações Exteriores da Argentina, considerou o torneio uma maneira precisa e elegante de reunir alguns países sul-americanos que tiveram um passado complicado entre si. Apenas um ano antes ele havia assinado o Pacto ABC (Sem Agressão, Consulta e Arbitragem) entre seu país, Chile e Brasil. O campeonato foi outra boa maneira de abordar posições. O futebol foi uma desculpa que ajudou a forjar o que anos mais tarde parece tão comum: a fraternidade.
Entusiasmado com o sucesso da competição, o líder uruguaio Héctor Rivadavia Gómez realizou seu próprio projeto, apoiado por líderes brasileiros, Argentina e Chile, fundou a Confederação de Futebol da América do Sul. A data escolhida foi precisamente o centenário da Independência da República Argentina, em 9 de julho de 1917. Com a criação da CONMEBOL, o Campeonato Sul-Americano ganhou conotação oficial.
A edição do Brasil 2019 não foi uma exceção. Apesar da Seleção Brasileira ter sido campeã, a competição deste ano será lembrada pelo modesto público (média de 30.840 pagantes) nos estádios devido ao alto preço dos ingressos em contraposição com o sucesso de renda - as 26 partidas do torneio arrecadaram R$ 215.490.835,00.
O modelo de ter países convidados começou a ser implementado desde o torneio jogado no Equador em 1993. Na ocasião, a participação dos Estados Unidos e do México, que surpreendeu o segundo lugar depois de perder a final contra a Argentina. Atualmente, o torneio é oficialmente denominado como CONMEBOL Copa América. A origem da Copa América foi a primeira pedra de uma competição que goza de prestígio e paixão até hoje.