Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 05 de junho de 2013 às 23:03

Grêmio estraga, mais uma vez, os planos ousados do Vitória no Brasileirão

Assim como em 2003, Tricolor gaúcho foi o algoz dos baianos na 4ª rodada da Série A

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Bahia - O Vitória não conseguiu passar incólume, mais uma vez, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro graças ao Grêmio. Assim como em 2003, o Tricolor gaúcho foi o algoz do clube baiano. Nesta quarta-feira, o Vitória perdeu, por 1 a 0, para o rival do Sul, em Porto Alegre, e não conseguiu bater seu próprio recorde nos pontos corridos.

Até esta quarta-feira, o Leão baiano havia somado sete pontos. O Vitória estreou com empate, por 2 a 2, diante do Internacional e depois superou Náutico (3 a 0) e Vasco (2 a 0).

O Vitória teve início semelhante em 2003 - no primeiro ano de pontos corridos do Brasileirão. Na oportunidade, o clube também somou sete pontos nas três primeiros rodadas e começou a caminhada com empate. O Vitória ficou no 1 a 1 com o Figueirense, mas depois triunfou sobre Paysandu (2 a 1) e Vasco (2 a 1).

Naquela oportunidade - como agora -, a invencibilidade também caiu na 4ª rodada com derrota para o Grêmio (2 a 1), em Porto Alegre. O clube baiano acabou a temporada no 16º lugar com 56 pontos. O Brasileirão 2013 contou com 24 clubes.

O próximo desafio do Vitória será em casa contra o Atlético Paranaense pela 5ª rodada. Com cinco pontos, o Atlético irá animado para o confronto após a vitória, de virada, por 4 a 3, sobre a Ponte Preta.

Sequência...
Em 2004, o Vitória chegou a quatro pontos de nove possíveis. O começo nada animador era só o prenúncio de uma temporada tenebrosa. Naquela vez, o Leão amargou a degola, no penúltimo lugar, com apenas 48 pontos. O Vitória só conseguiu retornar ao Brasileirão em 2008.

Assim como em 2004, o clube baiano conquistou quatro pontos nos três primeiros jogos. No Brasileirão, o Leão terminou em décimo lugar. Em 2009, o Vitória conseguiu seis pontos. Mas no ano seguinte, nuvens carregadas cobriram Salvador. O Vitória teve seu pior início de pontos corridos ao obter apenas um ponto de nove possíveis. Resultado: o Leão baiano foi rebaixado no 17º lugar.

O melhor resultado do Vitória na história do Brasileirão foi o vice-campeonato em 1993. Já nos pontos corridos, o clube baiano conseguiu um modesto décimo lugar em 2008.