Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 20 de julho de 2019 às 18:12

Manaus reverte vantagem do Caxias e conquista acesso histórico para o Amazonas a Série D

Clube amazonense venceu com gols de Rossini e Mateus Oliveira e jogará a Série C pela primeira vez

Rodolfo Brito São Paulo-SP

 Manaus atropela Caxias na Arena Amazônia e conquista acesso inédito na Série D do Brasileirão!Manaus / DivulgaçãoManaus atropela Caxias na Arena Amazônia e conquista acesso inédito na Série D do Brasileirão!
Amazonas - O Manaus conquistou um acesso histórico para seu jovem currículo e também para o estado do Amazonas. O Gavião do Norte foi o primeiro clube a deixar a Série D do Campeonato Brasileiro na edição 2019. Rossini marcou os dois primeiros gols e Mateus Oliveira fez o terceiro tento na vitória que reverteu a vantagem do Caxias (3 a 0), neste sábado, na Arena da Amazônia, em Manaus. Na ida, em Caxias do Sul, os grenás haviam vencido por 1 a 0.

Fundado em 5 de maio de 2013, o Manaus havia disputado a Série D pela primeira vez em 2018, quando bateu na trave ao cair nas quartas de final ante o Imperatriz. Agora, porém, o clube da capital superou o trauma passado e jogará a Série C pela primeira vez. No mata-mata, antes do Caxias, o Manaus eliminou Real Ariquemes-RO e São Raimundo-PA

O Manaus subiu com oito vitórias (seis em casa e duas fora), dois empates como visitante e duas derrotas longe da torcida, além de 26 gols a favor (melhor ataque) e 11 tentos tomados. O Caxias, por sua vez, fica no "quase" pelo segundo ano seguido. Em 2018, os gaúchos também foram derrotados nas quartas de final e caíram ante o Treze.

O Amazonas se tornou o 21º estado a conquistar acesso na última divisão nacional. Os estados que subiram são: Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pará, Tocantins, Ceará, Mato Grosso, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Paraíba, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Sul, Sergipe, Paraná, Piauí, Alagoas, Acre, Bahia e, agora, Amazonas.

Confira os clubes que conquistaram o acesso na Série D:

2009

São Raimundo-PA
Macaé-RJ
Alecrim-RN
Chapecoense-SC

2010

Guarany-CE
Madureira-RJ
Araguaína-TO
Joinville-SC

2011

Tupi-MG
Santa Cruz-PE
Oeste-SP
Cuiabá-MT

2012

Sampaio Corrêa-MA
CRAC-GO
Mogi Mirim-SP
Baraúnas-RN

2013

Botafogo-PB
Juventude-RS
Tupi-MG
Salgueiro-PE

2014

Tombense-MG
Brasil-RS
Londrina-PR
Confiança-SE

2015

Botafogo-SP
Ríver-PI
Ypiranga-RS
Remo-PA

2016

Volta Redonda-RJ
CSA-AL
São Bento-SP
Moto Club-MA

2017

Operário-PR
Globo-RN
Atlético Acreano-AC
Juazeirense-BA

2018

São José-RS
Treze-PB
Imperatriz-MA
Ferroviário-CE

2019

Manaus-AM