Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 20 de julho de 2019 às 21:54

Ituano encerra jejum de mais uma década e voltará a jogar a Série C do Brasileirão

Galo até perdeu do Itabaiana no Sergipe, mas conquistou o acesso na Série D

Rodolfo Brito São Paulo-SP

 Ituano fez valer o resultado de ida e garantiu o acesso na Série D do Brasileirão!Daniel Vorley / ItuanoItuano fez valer o resultado de ida e garantiu o acesso na Série D do Brasileirão!
São Paulo - O Ituano disputará a Série C do Campeonato Brasileiro pela primeira vez desde que o futebol nacional passou a ter quatro divisões. O clube paulista, neste sábado, até perdeu do Itabaiana, por 1 a 0, no Estádio Etelvino Mendonça (Mendonção), mas como havia feito 3 a 1 em Itu, se juntou ao Manaus e também garantiu o acesso na Série D. Os amazonenses foram os primeiros a pegarem uma das quatro vagas com o triunfo ante o Caxias na Arena da Amazônia.

O Galo de Itu não disputava a Série C desde 2008. De lá para cá, o Ituano esteve na Série D em 2009, 2014, 2016 e 2017. Há três anos, o Rubro-negro perdeu o acesso para o CSA. Agora, porém, a história foi diferente. Antes dos sergipanos, o Ituano superou Caldense-MG e Vitória-ES no mata-mata.

Este foi o quinto acesso de São Paulo na Série D. Oeste, Mogi Mirim, Botafogo e São Bento são os outros paulistas que deixaram a última divisão nacional. O estado de São Paulo, no entanto, estava na seca desde 2016.

A campanha que garantiu o Ituano na Série D registra sete vitórias (cinco em casa e duas fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e duas derrotas fora de casa, além de 20 gols a favor e seis tentos tomados.

Confira os clubes que conquistaram o acesso na Série D:

2009

São Raimundo-PA
Macaé-RJ
Alecrim-RN
Chapecoense-SC

2010

Guarany-CE
Madureira-RJ
Araguaína-TO
Joinville-SC

2011

Tupi-MG
Santa Cruz-PE
Oeste-SP
Cuiabá-MT

2012

Sampaio Corrêa-MA
CRAC-GO
Mogi Mirim-SP
Baraúnas-RN

2013

Botafogo-PB
Juventude-RS
Tupi-MG
Salgueiro-PE

2014

Tombense-MG
Brasil-RS
Londrina-PR
Confiança-SE

2015

Botafogo-SP
Ríver-PI
Ypiranga-RS
Remo-PA

2016

Volta Redonda-RJ
CSA-AL
São Bento-SP
Moto Club-MA

2017

Operário-PR
Globo-RN
Atlético Acreano-AC
Juazeirense-BA

2018

São José-RS
Treze-PB
Imperatriz-MA
Ferroviário-CE

2019

Manaus-AM
Ituano-SP