Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 21 de julho de 2019 às 01:50

Sudeste encerra jejum na Série D com Ituano; Amazonas finda tabu ainda maior com Manaus

Paulistas e amazonenses deixaram para trás Itabaiana e Caxias e jogarão a Série C 2020

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Ituano e Manaus foram os dois primeiros clubes que conquistaram o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro em 2019. Galo e Gavião ainda encerraram jejuns de sua região e de seu estado, respectivamente. O clube paulista subiu para a Série C apesar da derrota para o Itabaiana, por 1 a 0, no Sergipe, enquanto os amazonenses atropelaram o Caxias, por 3 a 0, na Arena da Amazônia.

O Sudeste chegou a seu 11º acesso na última divisão nacional, mas não subia clubes desde 2016. Sem falar que o Ituano estava fora da Série C desde 2008. O Galo de Itu foi o quinto paulista a deixar a Série D. O Ituano obteve sete vitórias (cinco em casa e duas fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e duas derrotas fora de casa, além de 20 gols a favor e seis tentos tomados.

 Torcida do Ituano esteve em Itabaiana e comemorou o inédito acesso na Série D do Brasileirão!Ituano / DivulgaçãoTorcida do Ituano esteve em Itabaiana e comemorou o inédito acesso na Série D do Brasileirão!
A trajetória do Manaus chamou ainda mais a atenção. Afinal, o Gavião do Norte se tornou o primeiro clube amazonense a conquistar o acesso na Série D. Sem falar que o estado do Amazonas volta à Série C após 12 anos. Em 2007, o terceiro escalão nacional era a última divisão do Brasileirão e contava com 64 clubes, entre eles estavam Fast Clube, Nacional e São Raimundo. O Amazonas virou o 21º estado a subir clube na Série D.

O acesso do Manaus foi obtido com oito vitórias (seis em casa e duas fora), dois empates como visitante e duas derrotas longe da torcida, além de 26 gols a favor (melhor ataque) e 11 tentos tomados. Na vitória sobre o Caxias, o Gavião do Norte garantiu o maior público da Série D (44.121). Tal marca ainda é a melhor entre clubes amazonenses na Arena da Amazônia, superando os 35.773 pagantes do confronto entre Nacional e Corinthians pela Copa do Brasil de 2014.

Confira os clubes que conquistaram o acesso na Série D:

2009

São Raimundo-PA
Macaé-RJ
Alecrim-RN
Chapecoense-SC

2010

Guarany-CE
Madureira-RJ
Araguaína-TO
Joinville-SC

2011

Tupi-MG
Santa Cruz-PE
Oeste-SP
Cuiabá-MT

2012

Sampaio Corrêa-MA
CRAC-GO
Mogi Mirim-SP
Baraúnas-RN

2013

Botafogo-PB
Juventude-RS
Tupi-MG
Salgueiro-PE

2014

Tombense-MG
Brasil-RS
Londrina-PR
Confiança-SE

2015

Botafogo-SP
Ríver-PI
Ypiranga-RS
Remo-PA

2016

Volta Redonda-RJ
CSA-AL
São Bento-SP
Moto Club-MA

2017

Operário-PR
Globo-RN
Atlético Acreano-AC
Juazeirense-BA

2018

São José-RS
Treze-PB
Imperatriz-MA
Ferroviário-CE

2019

Manaus-AM
Ituano-SP