Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 22 de julho de 2019 às 00:37

Série D tem pela 4ª vez acessos de clubes de quatro das cinco regiões brasileiras

Na atual temporada, apenas o Centro-Oeste ficou fora da lista daqueles que chegaram à Série C

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Amazonas, Bahia, Santa Catarina e São Paulo conquistaram os acessos na Série D do Campeonato Brasileiro para Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, respectivamente. Esta é a quarta vez em 11 edições, segundo levantamento do Sr. Goool, que a última divisão nacional registra acessos de quatro das cinco regiões brasileiras. Manaus, Jacuipense, Brusque e Ituano foram os clubes que garantiram presença na Série C 2020.

O acesso amazonense foi histórico. O estado se tornou o 21º a subir um clube na Série D. O Amazonas não tinha clube na Série C desde 2007. A Bahia, enquanto isso, subiu pela segunda vez, a primeira com o Jacuipense. O Brusque também garantiu seu primeiro acesso na Série D e, de quebra, deu o terceiro sucesso aos catarinenses. Já São Paulo conquistou o quinto acesso, o primeiro com o Ituano. Sem falar que o Galo de Itu estava fora da Série C desde 2008.

 Brusque fez a alegria dos catarinenses e dos sulistas na Série D do Brasileirão!Brusque / DivulgaçãoBrusque fez a alegria dos catarinenses e dos sulistas na Série D do Brasileirão!
A temporada de abertura da Série D foi a primeira com acessos de quatro regiões. Em 2009, o Norte festejou com o paraense São Raimundo, enquanto o Sudeste vibrou com o Macaé, do Rio de Janeiro. O potiguar Alecrim garantiu a vaga para o Nordeste, enquanto a catarinense Chapecoense levou o Sul para a Série C.

No ano seguinte, a maior festa foi do Nordeste com o cearense Guarany. O Madureira, do Rio de Janeiro, representou o Sudeste, enquanto o tocantinense Araguaína pegou a vaga para o Norte e o catarinense Joinville para o Sul. Por fim, em 2015, o paulista Botafogo subiu pelo Sudeste. O piauiense Ríver fez a alegria do Nordeste. O gaúcho Ypiranga chegou à Série C pelo Sul e o paraense Remo voltou a colocar os nortistas no terceiro escalão nacional.

O Brusque, na classificação geral, tem a melhor campanha da Série D por causa do saldo de gols. Os catarinenses tentarão uma vaga na final ante o paulista Ituano. Dono da segunda melhor campanha, o Manaus medirá forças ante o baiano Jacuipense.

Confira os clubes que conquistaram o acesso na Série D:

2009

São Raimundo-PA
Macaé-RJ
Alecrim-RN
Chapecoense-SC

2010

Guarany-CE
Madureira-RJ
Araguaína-TO
Joinville-SC

2011

Tupi-MG
Santa Cruz-PE
Oeste-SP
Cuiabá-MT

2012

Sampaio Corrêa-MA
CRAC-GO
Mogi Mirim-SP
Baraúnas-RN

2013

Botafogo-PB
Juventude-RS
Tupi-MG
Salgueiro-PE

2014

Tombense-MG
Brasil-RS
Londrina-PR
Confiança-SE

2015

Botafogo-SP
Ríver-PI
Ypiranga-RS
Remo-PA

2016

Volta Redonda-RJ
CSA-AL
São Bento-SP
Moto Club-MA

2017

Operário-PR
Globo-RN
Atlético Acreano-AC
Juazeirense-BA

2018

São José-RS
Treze-PB
Imperatriz-MA
Ferroviário-CE

2019

Manaus-AM
Ituano-SP
Jacuipense-BA
Brusque-SC