Amapá - O Santana começou bem o Campeonato Amapaense ao segurar e empatar com o atual campeão Ypiranga, por 2 a 2, no Estádio Zerão, em Macapá, na abertura da edição 2019. O Canarinho Milionário, no entanto, se perdeu no meio do caminho e passou a ser o clube mais vazado do Amapá, tendo levado nada menos do que 16 gols em apenas três partidas, segundo levantamento do Sr. Goool.
Se o resultado de estreia foi animador, o placar da rodada seguinte foi decepcionante. Afinal, o Santana sofreu a maior goleada do Estadual do Amapá. O clube do interior foi atropelado pelo Santos por 8 a 1. Não satisfeito, o Santana ainda tomou mais 6 a 1 do São Paulo na 3ª rodada do Amapaense. Todos os jogos do Estadual são realizados no Zerão.O Santana acumula 16 gols sofridos. Média alta de 5,3 tentos por partida. Para se ter uma ideia, os seis jogos do Amapaense tiveram 26 gols marcados. Ou seja, o clube de Santana sofreu 61,5% dos gols do Estadual Amapaense. Além da pior defesa, o Canarinho Milionário é o responsável pelo menor número de vitórias (0) e o maior número de derrotas (2).
Na lanterna, o Santana soma um ponto e quatro gols feitos. Aproveitamento de 11,1%. Apenas os quatro primeiros colocados avançarão às semifinais. O Amapaense tem cinco clubes e o Santana é o único fora do G4. O Canarinho voltará a campo apenas em 1º de agosto, às 20h30, contra o Trem pela 4ª e penúltima rodada. O Trem também ainda não venceu e soma um ponto, fechando o G4, mas tem saldo de gols melhor (-1 a -12).