Rio Grande do Sul - A Libertadores abriu as oitavas de final nesta semana com os melhores clubes tendo jogado fora de casa. Nem isso, porém, ajudou a melhorar o retrospecto dos visitantes na edição 2019. Apenas Internacional e Boca Juniors conseguiram triunfar longe da torcida. A vitória dos "intrusos" é menos da metade dos triunfos dos mandantes e perde até mesmo para a quantidade de empates, segundo levantamento do Sr. Goool.
Melhor clube da Fase de Grupos, o Palmeiras tomou um susto a ver o Godoy Cruz abrir 2 a 0. O Verdão, no entanto, conseguiu empatar na Argentina. Outro brasileiro que só empatou fora foi o Cruzeiro ante o River Plate que perdeu um pênalti no último minuto. Pior fez o Flamengo ao ser derrotado pelo Emelec, por 2 a 0, no Equador.
Nos jogos de volta, entre os brasileiros, apenas Athletico e Grêmio atuarão fora de casa. E a situação fica bem delicada para o Rubro-negro. Afinal, o Furacão perdeu todos os seus três confrontos atuando como visitante. O desempenho do Grêmio também é modesto (44,4%). Fora, o Imortal venceu uma, empatou outra e perdeu uma.A desvantagem dos visitantes também é vista no quesito gols. A Libertadores apresenta 319 bolas na rede, sendo 202 dos mandantes e 117 dos visitantes. Os clubes que atuaram fora de casa têm 85 gols a menos. Os tentos dos visitantes representam só 36,7% do total. A média geral da Libertadores é 2,38 tentos por confronto.