Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 29 de julho de 2019 às 09:02

Flamengo cola nos líderes do Brasileirão ao usar seu principal poder: a torcida

Clube e torcedores deixaram a desavenças para trás e voltaram a jogar juntos contra o Botafogo

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - O Flamengo e sua Nação vivem, com o perdão do refrão, "entre tapas e beijos". Clube e torcida tiveram entreveros nos últimos dias. Mas um não vive sem o outro. E isso é visto a cada partida no Maracanã, como neste domingo. O Rubro-negro superou o rival Botafogo, por 3 a 2, pela 12ª rodada e se manteve entre os primeiros colocados no Campeonato Brasileiro da Série A. E mais! O Mengo é o único mandante que ainda mantém aproveitamento de 100% em casa, segundo levantamento do Sr. Goool.

O triunfo ante o Botafogo foi o sexto do Flamengo em casa ao longo das suas seis partidas como mandantes. Sem falar que, ao lado da torcida, o time de Jorge Jesus anotou 19 gols e sofreu só sete gols. O sistema ofensivo do Flamengo como mandante é melhor do que o ataque no geral de 17 clubes, incluindo do líder Santos que marcou 17 gols em 12 jogos.

 Flamengo é o único clube que venceu todos os seus jogos ao lado da torcida no Brasileirão!Alexandre Vidal / FlamengoFlamengo é o único clube que venceu todos os seus jogos ao lado da torcida no Brasileirão!
"Vencemos uma equipe que fez dois gols de bola parada. Nos dois gols, tivemos falta de atenção. Mas isso é emoção do jogo e muitas vezes os jogadores não têm capacidade de organizar ali. Estou muito feliz. Precisávamos ganhar. Cheguei a oito pontos do Palmeiras e agora estamos a três e cinco do Santos", disse Jorge Jesus em entrevista coletiva.

O Peixe, aliás, assumiu a liderança com 29 pontos sendo 16 em casa, a mesma pontuação do Palmeiras, antigo líder. O Flamengo, por sua vez, tem 24 pontos, sendo 18 como mandante. Na pontuação em casa, o Internacional até fez mais (19), mas tem um jogo a mais (7) e aproveitamento inferior ao do Mengo (90,5%).

Força da Nação!
Se o Flamengo faz sua parte dentro de campo, a torcida dá show nas arquibancadas. O clube carioca ostenta a melhor média de público da edição 2019. A marca rubro-negra chega a 46.396 pagantes e total de 278.374 espectadores. Sem falar que os dois maiores públicos do Brasileirão são do Mengo, sendo o melhor ante o Goiás (60.947).

"O Flamengo tem uma torcida fora do que é normal, mas no estádio são os mesmos: 70 mil. O mesmo número que estava habituado no Benfica e no Sporting. As exigências são as mesmas. Ganhar, ganhar. Se não ganha, tem as críticas", completou o treinador português.

Na 3ª colocação com 29 pontos, cinco a menos do que o líder Santos, o Flamengo contabiliza sete vitórias (seis em casa e uma fora), três empates como visitantes e duas derrotas longe da torcida, além de 25 gols a favor (melhor ataque) e 13 tentos tomados. Aproveitamento de 66,7%.

No domingo que vem, o clube da Cidade Maravilhosa tentará a sorte ante o Bahia, às 16 horas, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 13ª rodada.