AFA / DivulgaçãoColômbia precisou dos pênaltis para superar a Argentina e ganhar seu primeiro ouro no Pan-americano! São Paulo - A
Colômbia, quatro anos após bater na trave, faturou a inédita
medalha de ouro no
futebol feminino do
Pan-americano ao vencer a
Argentina nos pênaltis, por 7 a 6, após empates no tempo normal (1 a 1) e na prorrogação (0 a 0) no Estádio San Marcos, em Lima, no Peru. Catalina Usme, aos 34 minutos do 1º tempo, fez o tento das colombianas, enquanto Agustina Barroso deixou tudo igual aos 41 também da primeira etapa.
A Seleção Colombiana se tornou a quarta a subir no lugar mais alto do pódio. O Brasil, algoz da Colômbia em 2015, é o maior vencedor com três títulos (2003, 2007 e 2015). EUA (1999) e Canadá (2011), enquanto isso, ostentam um ouro cada. A Argentina, por sua vez, obteve sua primeira medalha de prata e também garantiu seu melhor resultado em Jogos Pan-americanos.
Esta foi a quinta final diferente em seis edições de futebol feminino no Pan. A decisão ainda foi a segunda seguida com apenas países sul-americanos. Em 1999, na primeira edição do futebol feminino no Pan, a decisão foi de países da CONCACAF entre EUA e México. Houve ainda uma decisão entre Brasil e EUA e duas entre Brasil e Canadá.
A Colômbia começou sua caminhada com empate sem gols ante o Paraguai. Na rodada seguinte, a Jamaica foi derrotada por 2 a 0. Na 3ª rodada, as colombianas empataram com o México por 2 a 2. Antes da final, a Colômbia ainda eliminou a Costa Rica na prorrogação (1 a 0) após empate por 3 a 3 no tempo normal. A Seleção da Costa Rica, aliás, ficou com o bronze ao vencer o Paraguai (1 a 0).