Rio Grande do Norte - O ABC escreveu mais um triste capítulo em sua centenária história. Dois anos após ser rebaixado na Série B, o Mais Querido também amargou o descenso na Série C do Campeonato Brasileiro e será obrigado a jogar pela primeira vez a Série D. O Alvinegro se junta a Atlético Acreano e Luverdense que já haviam caído. O rebaixamento potiguar com uma rodada de antecedência mantém a sina nordestina na divisão.
Desde 2009, ao menos, um clube do Nordeste termina na Série D, segundo levantamento do Sr. Goool. Na atual temporada tal fato não causou surpresa. Afinal, o Grupo A conta com apenas nordestinos. Ou seja, outro representante da região será degolado. O ABC é o 16º nordestino a cair para a Série D nas últimas 11 temporadas.
O ABC, em seu primeiro ano na Série D, encontrará o eterno rival América de Natal que já está no último escalão nacional há três anos. Em 2020, aliás, o Rio Grande do Norte ainda contará com Potiguar. Já o Globo poderá entrar na lista, uma vez que está na vice-lanterna com apenas 16 pontos e luta contra o descenso junto com o Treze, dono de 18 pontos.
A queda do ABC teve apenas três vitórias (duas em casa e uma fora), seis empates (três como mandante e três como visitante) e oito derrotas (quatro ao lado da torcida e quatro fora), além de 17 gols a favor e 22 tentos tomados. Aproveitamento de 29,4%.Na 18ª e última rodada, o ABC cumprirá tabela contra o ameaçado Globo no sábado, às 17 horas, no Estádio Manoel Barreto, em Ceará-Mirim.
Confira todos os clubes rebaixados na Série C:
2009
Sampaio Corrêa-MA, Mixto-MT, Confiança-SE e Marcílio Dias-SC
2010
Alecrim-RN, Juventude-RS, Gama-DF e São Raimundo-PA
2011
Campinense-PB, Marília-SP, Brasil-RS e Araguaína-TO
2012
Salgueiro-PE, Santo André-SP, Guarany-CE e Tupi-MG
2013
Brasiliense-DF, CRAC-GO, Grêmio Barueri-SP, Baraúnas-RN e Rio Branco-AC
2014
São Caetano-SP, Treze-PB, CRAC-GO e Duque de Caxias-RJ
2015
Águia-PA, Madureira-RJ, Caxias-RS e Icasa-CE
2016
América de Natal-RN, Portuguesa-SP, Ríver-PI e Guaratinguetá-SP
2017
Mogi Mirim-SP, ASA-AL, Macaé-RJ e Moto Club-MA
2018
Joinville-SC, Salgueiro-PE, Tupi-MG e Juazeirense-BA
2019
Atlético Acreano-AC, Luverdense-MT e ABC-RN