Tocantins - Com gol de Fábio Bala, aos 29 minutos do segundo tempo, o Interporto venceu o Gurupi, por 1 a 0, neste sábado, e sagrou-se campeão do Campeonato Tocantinense. No primeiro duelo da final, os rivais haviam empatado, por 1 a 1. Com o título, o Interporto encerra jejum de 14 anos.
A primeira volta olímpica estadual do clube de Porto Nacional aconteceu em 1999. O Interporto também deu o troco no Gurupi. Maior vencedor do Estado, com cinco títulos - sendo três nos últimos três anos -, o Gurupi havia sido campeão sobre o rival em 1997 e 2011. Agora, o Gurupi acumula quatro vices, um a mais do que o atual campeão.Os dois clubes cansaram de se enfrentar na temporada 2013. A rivalidade começou na última rodada do 1º Turno, quando o Gurupi venceu o Interporto, por 2 a 0, fora de casa. Mas a resposta veio em grande estilo e com direito a taça na mão. O Interporto venceu o rival, fora de casa, por 3 a 1, e, com o empate, por 2 a 2, em Porto Nacional, garantiu o título do 1º Turno.
Mas o Gurupi não se deu por vencido e meteu 6 a 3 no Interporto pela 7ª rodada do 2º Turno. Na decisão, o Gurupi passou pelo Palmas, assegurou o título do returno e a vaga na decisão do Campeonato Tocantinense.
O título do Interporto veio com 11 vitórias (seis em casa e cinco fora), três empates (dois como mandante e um como visitante) e três derrotas (uma em casa e duas fora).
Nos próximos dias será definido o campeão do Estadual Maranhense. O Campeonato Amapaense só terá início em julho.
Confira todos os campeões estaduais em 2013:
Acriano
Plácido de Castro
Alagoano
CRB
Amazonense
Princesa do Solimões
Baiano
Vitória
Brasiliense
Brasiliense
Capixaba
Desportiva Ferroviária
Carioca
Botafogo
Catarinense
Criciúma
Cearense
Ceará
Gaúcho
Internacional
Goiano
Goiás
Mato-grossense
Cuiabá
Mineiro
Atlético
Paraense
Paysandu
Paraibano
Botafogo
Paranaense
Coritiba
Paulista
Corinthians
Pernambucano
Santa Cruz
Piauiense
Parnahyba
Potiguar
Potiguar
Rondoniense
Vilhena
Roraimense
Náutico
Sergipano
Sergipe
Sul-mato-grossense
CENE
Tocantinense
Interporto