São Paulo - O Corinthians apenas empatou com a Portuguesa, por 1 a 1, na noite deste sábado, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas o clube preto e branco encontra mesmo dificuldade é diante de adversários de fora do Estado de São Paulo.
A última vitória do Corinthians contra um clube de fora do território paulista aconteceu no Brasileirão de 2012. Ainda pela 36ª rodada, em 18 de novembro, o Timão venceu o Internacional, por 2 a 0, em pleno Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 36ª rodada. Já o triunfo, em casa, contra um clube de fora foi diante do Coritiba, por 5 a 1, uma rodada antes, em 10 de novembro.
Em 2013, o Corinthians mostrou sua força dentro do Estado de São Paulo ao evitar o tetra do rival Santos e ficar com o título do Paulistão. Mas tudo mudou com o início do Brasileirão. Na estreia, contra o Botafogo - campeão carioca -, o Alvinegro do Parque São Jorge não passou de um empate (1 a 1) diante da Fiel Torcida.Na rodada seguinte, o Corinthians voltou a ficar no 1 a 1, desta vez contra o Goiás, no Serra Dourada, em Goiânia. Pela 4ª rodada, o Timão sofreu seu primeiro revés na Série A ao ser derrotado pelo Cruzeiro, por 1 a 0, em Sete Lagoas.
A única vitória do Corinthians foi justamente contra um clube de São Paulo. Pela 3ª rodada, o time do técnico Tite bateu a Ponte Preta, por 1 a 0, no Pacaembu, em São Paulo. Agora, o Brasileirão será paralisado por causa da Copa das Confederações e só colocará a bola para rolar em 6 de julho.
Até lá, o Corinthians tentará entender o que se passa com o time diante de rivais de fora do Estado. O primeiro desafio pós-Copa das Confederações será contra o Bahia, em Salvador, pela 6ª rodada.