Rio de Janeiro - O líder do Campeonato Brasileiro da Série A voltou a mostrar todo o seu poderio ofensivo. Em confronto direto no último domingo, no Maracanã, o Flamengo atropelou o Palmeiras, por 3 a 0, pela 17ª rodada e chegou a 38 gols. O melhor ataque do Brasileirão ainda registra saldo positivo de 20 tentos, marca superior ao sistema ofensivo de nada menos do que 11 clubes.
O saldo de gols rubro-negro também deixa para trás os ataques de Botafogo, Vasco, Goiás e Chapecoense, todos com 16 bolas nas redes adversárias. O Cruzeiro tem 15 gols. Já a situação dos piores clubes da edição 2019 é ainda mais estarrecedora. O Avaí registra oito gols, enquanto o CSA tem míseros cinco. O ataque alagoano é quatro vezes inferior ao saldo flamenguista.
Há outros dois clubes que também não podem comemorar. Afinal, Grêmio e São Paulo têm 20 gols a favor cada, o mesmo tanto do saldo do líder. Dos 38 gols do Flamengo, 25 foram diante da torcida e 13 fora. Em 11 jogos o Mengo fez dois ou mais tentos. A maior goleada foi diante do Goiás (6 a 1). O líder, dono de 100% em casa, acumula 11 vitórias (oito como mandante e três como visitante), três empates fora e três derrotas longe da torcida. Aproveitamento de 70,6%.O próximo desafio do líder será contra o lanterna que já até vendeu o mando de campo de olho na receita. O Avaí receberá o Flamengo no feriado de 7 de setembro, às 17 horas, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 18ª rodada e penúltima rodada do turno do Brasileirão.