Portal Eventos
Brasileirão Série C
Em 08 de setembro de 2019 às 15:42

Maranhão iguala outros estados nordestinos e Sergipe engrossa lista de acessos na Série C

Sampaio Corrêa e Confiança já garantiram suas vagas para a Série B de 2020

da Redação -

Maranhão - A Série C do Campeonato Brasileiro passou a registrar 15 estados com acesso desde que adotou o atual formato com 20 clubes. O Sergipe foi o responsável por engrossar a lista ao festejar a subida do Confiança à Série B. O Dragão passou pelo Ypiranga no último sábado. Agora, os sergipanos estão ao lado do Rio de Janeiro, também dono de um acesso.

O Confiança estava há cinco temporadas seguidas no terceiro escalão nacional. O atual acesso foi obtido com oito vitórias (seis em casa e duas fora), seis empates (dois como mandante e quatro como visitante) e seis derrotas (duas ao lado da torcida e quatro fora), além de 24 gols a favor e 23 tentos tomados. Aproveitamento de 50%.

 Sampaio Corrêa garantiu seu terceiro acesso e o terceiro do Maranhão na Série C!Sampaio Corrêa / DivulgaçãoSampaio Corrêa garantiu seu terceiro acesso e o terceiro do Maranhão na Série C!
O Maranhão, enquanto isso, subiu para três acessos no período. Todos foram obtidos pelo Sampaio Corrêa. A primeira vez que o Sampaio deixou a Série C neste período foi em 2013 com o vice-campeonato. Quatro anos depois, a Bolívia voltou a subir, daquela vez, com a quarta melhor campanha. O desempenho atual registrou dez vitórias (seis em casa e quatro fora), cinco empates (dois como mandante e três como visitante) e cinco derrotas (duas ao lado da torcida e três fora), além de 25 gols a favor e 21 tentos tomados. Aproveitamento de 58,3%.

Os maranhenses deixam para trás Pernambuco, Pará, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul - todos com dois acessos - e se igualam a Ceará, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. O recorde ainda segue com São Paulo, responsável por sete acessos, dois a mais do que Minas Gerais. Já Alagoas acumula quatro vagas.

Confira todos os clubes que subiram na Série C desde 2009:

2009

América Mineiro-MG, ASA-AL, Guaratinguetá-SP e Icasa-CE

2010

ABC-RN, Ituiutaba-MG, Criciúma-SC e Salgueiro-PE

2011

Joinville-SC, CRB-AL, Ipatinga-MG e América de Natal-RN

2012

Oeste-SP, Icasa-CE, Chapecoense-SC e Paysandu-PA

2013

Santa Cruz-PE, Sampaio Corrêa-MA, Luverdense-MT e Vila Nova-GO

2014

Macaé-RJ, Paysandu-PA, Mogi Mirim-SP e CRB-AL

2015

Vila Nova-GO, Londrina-PR, Tupi-MG e Brasil-RS

2016

Boa Esporte-MG, Guarani-SP, ABC-RN e Juventude-RS

2017

CSA-AL, Fortaleza-CE, Sampaio Corrêa-MA e São Bento-SP

2018

Operário-PR, Bragantino-SP, Botafogo-SP e Cuiabá-MT

2019

Confiança-SE e Sampaio Corrêa-MA