São Paulo - O Colón, assim como seu adversário Independiente, disputará pela primeira vez a final da CONMEBOL Sul-americana. A classificação dos argentinos, no entanto, foi mais emocionante, só nos pênaltis (4 a 3), após derrota, no Mineirão, para o Atlético Mineiro, por 2 a 1, no tempo normal. Além de debutar em decisões, o Colón manteve a escrita hermana.
A Argentina, país que ostenta mais finais e títulos no torneio da CONMEBOL, jamais passou dois anos seguidos sem brigar pelo lugar mais alto do pódio. Fora da final do ano passado - Athletico Paranaense x Junior -, os argentinos voltam agora no duelo ante os equatorianos.
Entre os vencedores há seis argentinos - Boca Juniors e Independiente são os maiores campeões. Há ainda River Plate, San Lorenzo, Arsenal e Lanús.
O clube de Santa Fe chega à final com seis vitórias (quatro em casa e duas fora), um empate como visitante e três derrotas (uma ao lado da torcida e duas fora), além de 16 gols a favor e seis tentos tomados. Aproveitamento de 63,3%. Antes do Galo, o Colón despachou Deportivo Municipal, do Peru, River Plate, do Uruguai, Argentinos Juniors, da Argentina, e Zulia, da Venezuela.
Campeões!Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com oito conquistas. O Brasil soma quatro títulos, contra um de Chile, Equador, México, Peru e Colômbia.