Portal Eventos
Copa do Nordeste
Em 28 de setembro de 2019 às 09:02

Copa do Nordeste 2020 começará com seis clássicos na fase de grupos

CBF repetirá a fórmula de disputa deste ano para tentar atrair mais torcedores aos estádios

da Redação -

Ceará - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), após ver a média de público cair na Copa do Nordeste dos últimos anos, passou a vender o torneio como uma competição de clássicos. O regulamento criado em 2019 foi pensando nisso. Tanto é verdade que a fase de grupos de 2020 terá seis clássicos, segundo levantamento do Sr. Goool.

Grupo AGrupo B
ABC-RNAmérica de Natal-RN
Bahia-BACeará-CE
Botafogo-PBConfiança-SE
CRB-ALCSA-AL
Fortaleza-CEImperatriz-MA
Frei Paulistano-SENáutico-PE
Ríver-PISanta Cruz-PE
Sport-PEVitória-BA

O atual campeão Fortaleza caiu no Grupo A e enfrentará o Ceará, integrante do Grupo B. Na primeira etapa, aliás, os clubes do Grupo A desafiarão os rivais do Grupo B e os quatro melhores colocados de cada grupo avançarão ao mata-mata. Os pernambucanos são aqueles que mais terão clássicos.

De volta ao Nordestão, o Sport enfrentará Santa Cruz e Náutico. Se o Leão da Ilha está no Grupo A, Santinha e Timbu ficaram no Grupo B. Haverá ainda o clássico potiguar entre ABC e América de Natal. Sem falar no Ba-Vi. Já Alagoas festejará o confronto entre CRB e CSA. A Copa do Nordeste ainda terá mais um duelo estadual, mas não será clássico.

 CBF turbinou os clássicos na fase de grupos para melhorar a média de público da Copa do Nordeste!Daniel Guimarães / CBFCBF turbinou os clássicos na fase de grupos para melhorar a média de público da Copa do Nordeste!
O surpreendente campeão sergipano, Frei Paulistano, poderá reencontrar o Confiança. Dos estados participantes, Paraíba (Botafogo), Piauí (Ríver) e Maranhão (Imperatriz) contarão com apenas um representante cada. Campinense, Altos e Sampaio Corrêa que tentaram a vaga na Preliminar foram eliminados por Náutico, Altos e Confiança respectivamente.

Campeões!
A Copa do Nordeste tem, ao todo, nove campeões. O Vitória é o maior vencedor (1997, 1999, 2003 e 2010), seguido por Bahia (2001, 2002 e 2017) e Sport (1994, 2000 e 2014). América de Natal (1998), Campinense (2013), Ceará (2015), Santa Cruz (2016), Sampaio Corrêa (2018) e Fortaleza (2019) têm um título cada.