São Paulo - A MLS terá sua última rodada disputada neste domingo com poucos objetivos aos clubes. O campeão da Supporters' Shield - torneio de pontos corridos paralelo à MLS - já foi definido, assim como 13 das 14 vagas para o mata-mata. Apenas a Conferência Oeste terá disputa para uma vaga ao Playoff.
Portland Timbers (46), FC Dallas (45), San Jose Earthquakes (44) e Colorado (42) disputarão um espaço na próxima fase. Portland e San Jose, aliás, farão confronto direto. Por isso, será apenas uma vaga e não duas. Dentro do G7, Portland ou FC Dallas não perderá sua vaga.
Quem está mais do que garantido na briga pelo título é o Los Angeles. Melhor clube disparado da MLS, no momento, o Los Angeles se sagrou campeão da Supporters' Shield. São 69 pontos em 33 partidas, oito a mais do que o vice-líder New York City. Foram 20 vitórias, nove empates e quatro derrotas. Aproveitamento de 69,7%.O campeão da Supporters' Shield já garantiu vagas na CONCACAF Champions League e na MLS Cup. No ano passado, o New York Red Bulls faturou o torneio paralelo. Este ano, o New York Red Bulls está classificado ao mata-mata, mas ocupa o 5º lugar da Conferência Leste com 48 pontos. O Atlanta United, porém, foi o campeão da MLS. O Rubro-negro até que manteve sua força e aparece na vice-liderança da Conferência Leste com 55 pontos, a 3ª melhor campanha no geral.
O Los Angeles detém o maior número de vitórias (20), o menor número de derrotas (4), o melhor ataque (82) e a melhor defesa (36). O Cincinnati, por sua vez, amarga a lanterna geral com o menor número de triunfos (6), o maior número de tropeços (22), o pior ataque (31) e a defesa mais vazada (75).
Nas arquibancadas, a MLS ostenta média de 21.233 pagantes e total acima de 8 milhões de torcedores (8.408.333). O Atlanta United tem os seis maiores públicos do torneio, sendo o melhor no confronto ante o LA Galaxy (72.548). A média de público do Atlanta também é a maior (53.003). O campeão Los Angeles,por sua vez, é o 8º com média de 22.233 espectadores.
Enquanto isso, o 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º colocados da Leste e Oeste se enfrentarão em mata-mata dentro da Conferência em busca das últimas das vagas para a MLS Cup. O 2º colocado pegará o 7º colocado, enquanto o 3º enfrentará o 6º e o 4º desafiará o 5º.
Definidos os classificados no playoff, os clubes enfrentarão o líder e o vice-líder em semifinais dentro da Conferência. Após a decisão, os campeões de cada Conferência brigarão pelo título da temporada. Em partida única, o vencedor da Conferência Leste irá pegar o vencedor da Conferência Oeste pelo título da MLS. O campeão terá vaga na CONCACAF Champions League.