O título foi obtido em seu segundo ano na Série C. O Alvirrubro se tornou o segundo clube pernambucano a levantar a Série C desde 2009. O primeiro foi o rival Santa Cruz em 2013. Sem falar que o Náutico garantiu o 4º título ao Nordeste. Além dos clubes de Pernambuco, ABC (2010) e CSA (2017) também foram campeões da divisão.
Enquanto o Sampaio Corrêa buscava o 2º título na história do terceiro escalão nacional - festejou em 1997 -, o Náutico entrou para a galeria de 30 vencedores. Entre todos os campeões, o Sr. Goool leva em conta o Malutrom, campeão em 2000 durante a Copa João Havelange, além do título dividido entre Operário-MS e Americano-RJ em 1987. Campeões dos Módulos Branco e Azul, respectivamente, a dupla não se enfrentou e foi proclamada campeã.A inédita volta olímpica foi dada com 12 vitórias (oito em casa e quatro fora), seis empates (três como mandante e três como visitante) e seis derrotas (uma ao lado da torcida e cinco fora), além de 34 gols marcados e 26 tentos sofridos. Aproveitamento de 58,3%.
Líder do Grupo A com 33 pontos em 18 jogos, o Náutico eliminou Paysandu e Juventude nos pênaltis, além do Sampaio Corrêa para chegar ao lugar mais alto do pódio. O acesso foi obtido nas quartas de final ante o Papão após dois empates (0 a 0 e 2 a 2).