Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 17 de outubro de 2019 às 11:09

Corinthians e Flamengo dominam audiência online e crescem nas redes sociais

Quem também se destacou na temporada foi o Athletico Paranaense que conquistou a Copa do Brasil

da Redação -

Rio de Janeiro - Assim como acontece nas arquibancadas, Flamengo e Corinthians lideram a audiência online de torcedores. As duas equipes dominam as redes sociais e, por conta dos bons resultados no Brasileirão, viram os números crescerem ainda mais em 2019. Quem também se destacou na temporada foi o Athletico Paranaense, que conquistou a Copa do Brasil e viu os números de seguidores aumentarem na internet.

Líder da Série A com alguma folga, o Flamengo possui quase 25 milhões de usuários nas redes sociais da equipe. Só no perfil do Facebook já são mais de 11 milhões de pessoas que acompanham fotos e vídeos dos bastidores da temporada. A reportagem da ESPN Brasil mostra que o rubro-negro teve um crescimento de quase 3 milhões de seguidores, o que praticamente dobra o crescimento se comparado com 2018. O Corinthians não fica muito atrás desses números, mesmo com resultados mais modestos dentro de campo.

 Flamengo / Divulgação
Com altos e baixos na temporada, e apenas o título do Campeonato Paulista, o Timão possui um pouco mais de 22 milhões de fãs online. A conta alvinegra no Twitter ultrapassa os 6 milhões de seguidores e é a maior do Brasil entre os clubes de futebol. Junto com o Flamengo, o time paulista foi quem mais cresceu em 2019, seja pelos resultados dentro de campo ou então pelas ações que os times possuem nas mídias digitais.

Uma forma de entender o crescimento dessas duas equipes, olhando apenas para dentro dos gramados, é pelo rendimento na temporada. O blog da Betfair, com palpites de futebol, mostra que Corinthians e Flamengo são colocados como favoritos em alguns dos principais jogos do Brasileirão. A equipe paulista conseguiu chegar até a semifinal da Copa Sul-Americana e luta pelo G4, enquanto os cariocas são favoritos para o título nacional.

Taças e crescimento!
Os dois times também foram campeões estaduais, ou seja, tiveram um bom início de temporada. Ser campeão, aparentemente, ajuda muito no crescimento online. Basta ver o Athletico Paranaense, que conquistou a Copa do Brasil e ganhou seguidores nas redes sociais. O time já possui mais de 2 milhões de fãs digitais, mesmo tendo uma torcida menor do que a de outros gigantes do futebol nacional. O Athletico se destaca no YouTube, onde possui mais de 130 mil assinantes.

A equipe do Paraná tem conseguido destaque no cenário nacional desde 2018, quando foi campeã da Copa Sul-Americana. O time comandado por Tiago Nunes chamou a atenção pela organização também fora dos gramados, como mostra a reportagem do portal Globoesporte de 2018. É a equipe colhendo resultados dentro e fora de campo, principalmente no mundo virtual, onde é possível conseguir um bom lucro financeiro.

O futebol brasileiro possui muita força de crescimento, e olhar os números na internet é importante para todos os times. Corinthians e Flamengo estão começando a explorar esse caminho, mesmo que ainda de maneira tímida. As outras 18 equipes do Campeonato Brasileiro podem também fazer isso, já que existe muito potencial para tal. São Paulo, Palmeiras, Santos e Grêmio são líderes no ranking de seguidores se tirarmos os dois clubes com mais torcida do futebol nacional.