Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 18 de outubro de 2019 às 06:56

Santa Catarina poderá ficar sem representantes no Brasileirão pela 1ª vez nos pontos corridos

Catarinenses estão na Série A ininterruptamente desde a temporada 2002

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - O Avaí foi derrotado pelo Internacional, por 2 a 0, em pleno Estádio da Ressacada, em Florianópolis, na última quinta-feira, pela Série A do Campeonato Brasileiro. A Chapecoense já havia caído, na quarta, para o Palmeiras, por 1 a 0, no Allianz Parque, em São Paulo, também pela 26ª rodada. Desta forma, os dois clubes catarinenses seguem nas últimas duas colocações. Pior! Santa Catarina poderá ficar sem representantes no Brasileirão pela primeira vez nos pontos corridos, segundo levantamento do Sr. Goool.

A Chapecoense disputou a elite nacional de forma inédita em 2014 e jamais foi rebaixada. Na atual temporada, no entanto, a Chape amarga a lanterna com apenas 16 pontos, dez a menos do que o primeiro clube fora da zona do descenso. O Avaí, enquanto isso, aparece no penúltimo lugar com 17 pontos.

 Avaí foi derrotado pelo Internacional e se manteve na zona de rebaixamento do Brasileirão!Frederico Tadeu / AvaíAvaí foi derrotado pelo Internacional e se manteve na zona de rebaixamento do Brasileirão!
Como se isso não bastasse, a Série B tem cenário parecido e deverá ficar sem acesso catarinense. Criciúma e Figueirense também estão entre os últimos quatro colocados. O Figueira até deixou a lanterna, mas ocupa o 19º lugar com 28 pontos, quatro a menos do que o primeiro adversário fora da degola. Um degrau acima está o Criciúma com 29.

Jamais!
Desde que o Brasileirão adotou o atual formato de pontos corridos, Santa Catarina sempre se fez presente. E pensar que, em 2015, o estado comemorou seu maior feito. Naquela oportunidade, Chapecoense, Figueirense, Avaí e Joinville disputaram lado a lado a Série A. Avaí e JEC seriam rebaixados ao término da edição de quatro anos atrás. O Leão da Ressacada, por sinal, poderá amargar seu sexto rebaixamento desde 2009.

Em 2014 foram três clubes de Santa Catarina na elite nacional (Figueirense, Chapecoense e Criciúma). Ao todo, oito vezes os catarinenses colocaram mais de um representante no Brasileirão. Santa Catarina marca presença na Série A ininterruptamente desde 2002.

A temporada de 2001 foi a última sem clubes do estado no Brasileirão. Naquela oportunidade, Figueirense, Avaí, Joinville e Criciúma disputaram a Série B, O Figueira obteve o acesso. Na Série C, que era a última divisão nacional, Tubarão e Marcílio Dias defenderam as cores de Santa Catarina.

Na atual temporada, apenas um clube de Santa Catarina pode comemorar. Se o Joinville sequer passou da fase de grupos da Série D, o Brusque não só conquistou o acesso à Série C, como ainda foi campeão de forma inédita da última divisão nacional.

Confira os participantes catarinenses no Brasileirão de pontos corridos:

*Rebaixados

2003

Figueirense e Criciúma

2004

Figueirense e Criciúma*

2005

Figueirense

2006

Figueirense

2007

Figueirense

2008

Figueirense*

2009

Avaí

2010

Avaí

2011

Figueirense e Avaí*

2012

Figueirense*

2013

Criciúma

2014

Figueirense, Chapecoense e Criciúma*

2015

Chapecoense, Figueirense, Avaí* e Joinville*

2016

Chapecoense e Figueirense*

2017

Chapecoense e Avaí*

2018

Chapecoense

2019

Avaí e Chapecoense