Rio de Janeiro - Flamengo e Grêmio, após empatarem por 1 a 1 em Porto Alegre, decidirão a vaga na final da Libertadores nesta quarta-feira, às 21h30, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Se o Rubro-negro é arrasador como mandante no torneio e na temporada, o Tricolor ostenta aproveitamento melhor fora de casa na competição da CONMEBOL.
Na Libertadores há o gol qualificado. Ou seja, o Flamengo avança com 0 a 0, enquanto o Grêmio decidirão o título com empates a partir de 2 a 2. Novo 1 a 1 e a decisão será nos pênaltis. Diante da campanha do Rubro-negro, em casa, no entanto, é difícil imaginar penalidades máximas.
O Grêmio, por sua vez, apresenta aproveitamento de 66,7% fora de casa na Libertadores, superando até mesmo os 55,6% como mandante. São três triunfos, um empate e uma derrota. Em 2019, no entanto, a campanha gremista como visitante não enche tantos os olhos com 12 vitórias, 11 igualdades e sete tropeços.
No Rio de Janeiro, este ano, contra cariocas no Rio de Janeiro, o Grêmio acumula uma vitória (1 a 0 sobre o Botafogo) e duas derrotas, uma justamente para o Flamengo por 3 a 1, e outra para o Fluminense por 2 a 1. O Mengo, além de ter batido o Imortal, também superou o Internacional por 2 a 0 e 3 a 1 em embates contra gaúchos na Cidade Maravilhosa.