Rio de Janeiro - River Plate e Flamengo decidirão a primeira Libertadores com final única. A decisão será realizada no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile. Apesar de estarem fora de casa, argentinos e brasileiros conhecem bem o palco vizinho. Afinal, Millonarios e Mengo já jogaram uma final do torneio sul-americano por lá.
Mesmo sem nunca ter decidido um título contra chilenos, o River Plate realizou dois jogos desempates no Estádio Nacional. Em 1966, em sua primeira decisão de Libertadores, o clube de Buenos Aires perdeu do Peñarol no Uruguai, por 2 a 0, venceu em casa por 3 a 2, e, no jogo desempate, no Chile, perdeu por 4 a 2.
O River Plate ainda tem outra história ainda mais emblemática na capital chilena. O título de 1976 também foi definido lá. Os Millonarios apanharam do Cruzeiro, por 4 a 1, em Belo Horizonte, venceram em Buenos Aires, por 2 a 1, e voltaram a ficar com vice no jogo desempate, em Santiago, com a derrota por 3 a 2.
Campanhas!
Vice-líder no grupo que tinha Internacional, Palestino-CHI e Alianza Lima-PER, o clube de Buenos Aires eliminou Cruzeiro, nos pênaltis, nas oitavas de final, Cerro Porteño-PAR nas quartas de final e Boca Juniors-ARG nas semifinais.
Líder no grupo que tinha LDU-EQU, Peñarol-URU e San José-BOL, o Flamengo passou por Emelec-EQU nas oitavas, Internacional nas quartas e Grêmio nas semis.
O time do técnico Jorge Jesus ostenta seis vitórias (cinco em casa e uma fora), três empates como visitante e três derrotas (uma como mandante e duas fora), além de 22 gols a favor e nove tentos tomados. Aproveitamento de 58,3%.