Portal Eventos
Copa das Confederações
Em 13 de junho de 2013 às 08:20

Espanha tem o melhor aproveitamento entre as Seleções da Copa das Confederações 2013

Das oito Seleções que vão brigar pelo título no Brasil, apenas o Taiti irá debutar no torneio

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - Atual campeã da Eurocopa e da Copa do Mundo, a Seleção Espanhola jamais venceu a Copa das Confederações. Mesmo assim, a Fúria - entre os oito participantes da Edição 2013 - tem o melhor aproveitamento no torneio que reúne os maiorais de cada continente.

A Espanha, aliás, só esteve presente na última edição da Copa das Confederações, em 2009. Na oportunidade, a Seleção venceu os três jogos na fase de grupos, mas caiu logo nas semifinais perante os EUA. A frustração foi amenizada com o triunfo sobre a África do Sul (3 a 2) e o terceiro lugar. A Fúria ostenta aproveitamento de 80%.

O desempenho espanhol supera, inclusive, o apresentado pelo Brasil. Maior vencedora da Copa das Confederações - três títulos -, a Seleção Brasileira apresenta aproveitamento de 70,23%. A Seleção Canarinho, que tentará o inédito tri, realizou 28 jogos com 18 vitórias, cinco empates e cinco derrotas.

O Uruguai, por sua vez, fecha o Top 3 com aproveitamento de 60%. A única Seleção, entre as participantes de 2013, que jamais esteve na Copa das Confederações é o Taiti. Com isso, a lanterna - surpreendentemente - fica com a Seleção Italiana. Quatro vezes campeã mundial, a Itália nunca venceu o torneio entre os melhores de cada continente e tem aproveitamento de apenas 33,33%.

Assim como a Espanha, a Itália participou apenas da Edição 2009. Na oportunidade, os italianos caíram ainda na fase de grupos com uma vitória e duas derrotas. Nigéria (55,55%), México (50,87%) e Japão (43,58%) superam o aproveitamento da Itália.

Histórico!
O Brasil, com três títulos, é o maior vencedor da Copa das Confederações. A França aparece com duas conquistas, uma a mais do que Argentina, Dinamarca e México. Jamais uma Seleção venceu o torneio três vezes seguida. O Brasil é o atual bicampeão. Apenas México (1999) e França (2003) foram campeões em casa.

A Edição 2013 da Copa das Confederações será realizada entre os dias 15 e 30 de junho em seis sedes (Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador).

A Seleção Brasileira está no Grupo A ao lado do Japão (campeão da Copa da Ásia), México (campeão da Copa Ouro) e Itália (vice-campeã da Eurocopa). O Brasil vai estrear contra o Japão em 15 de junho no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. México e Itália se pegarão em 16 de junho, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

No Grupo B aparecem Espanha (campeã da Copa do Mundo), Uruguai (campeão da Copa América) Taiti (campeão da Copa das Nações da Oceania) e Nigéria (campeã da Copa Africana de Nações). A estreia dos espanhois será contra o Uruguai em 16 de junho, na Arena Pernambuco, em Recife. Já o embate entre Taiti e Nigéria acontecerá em 17 de junho, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Confira o aproveitamento dos clubes que estão na Copa das Confederações 2013:

Espanha (80%)

Brasil (70,23%)

Uruguai (60%)

Nigéria (55,55%)

México (50,87%)

Japão (43,58%)

Itália (33,33%)