Santa Catarina - O Avaí está prestes a ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Como isso não bastasse, o clube catarinense terá, de certo modo, um confronto direto ante o Cruzeiro que também luta contra o descenso. O problema é que o Leão nunca venceu em Belo Horizonte ao longo dos pontos corridos da Série A, segundo levantamento do Sr. Goool.
O confronto entre Cruzeiro e Avaí será na próxima segunda-feira, às 20 horas, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada. O representante de Florianópolis estreou no atual formato em 2009 e disputou outras cinco edições sem nunca ter vencido Cruzeiro ou Atlético Mineiro ou América Mineiro em BH.Em 2009, o Avaí foi derrotado pelo Cruzeiro, por 1 a 0. No duelo ante o Atlético Mineiro, empate por 2 a 2. No ano seguinte, o empate foi diante da Raposa (2 a 2) e a derrota perante o Galo (2 a 0). Em 2011, no primeiro rebaixamento nos pontos corridos, o Leão foi mordido por Cruzeiro (5 a 0) e Atlético (2 a 0), além de ter empatado com o América (2 a 2).
Há quatro anos, o Avaí voltou à Série A com empate diante do Cruzeiro (1 a 1) e derrota para o Atlético (2 a 0). Em 2017, os catarinenses tropeçaram novamente na capital mineira ante Atlético (1 a 0) e Cruzeiro (2 a 2). Já este ano, o Galo venceu por 2 a 1.
Na lanterna, o Avaí soma só 17 pontos, 18 a menos do que o primeiro rival fora da degola, justamente o Cruzeiro. São três vitórias (uma em casa e duas fora), oito empates (sete como mandante e um como visitante) e 21 derrotas (oito ao lado da torcida e 12 fora), além de 16 gols a favor e 51 tentos tomados. Aproveitamento de 17,7%. O Avaí tem o menor número de triunfos, o maior número de tropeços, o pior ataque e a pior defesa.