São Paulo - A Seleção Brasileira é a maior vencedora da Copa das Confederações com três títulos. As três conquistas foram obtidas sob o comando de três campeões mundiais. Zagallo, em 1997, foi o primeiro treinador a faturar a Copa das Confederações com a amarelinha.
Campeão da Copa do Mundo em 1958 e 1962 como jogador, além dos títulos de 1970 como técnico e de 1994 como auxiliar, Zagallo garantiu a conquista ao golear a Austrália, por 6 a 0. O treinador seguiu no comando Brasil na Copa do Mundo de 1998, mas naufragou na decisão contra os anfitriões franceses (3 a 0).Carlos Alberto Parreira, hoje auxiliar de Felipão, ficou com o título de 2005 após o Brasil triunfar sobre a rival Argentina, por 4 a 1. O treinador, aliás, é o único que defendeu a Seleção em duas oportunidades na Copa das Confederações. Parreira - campeão do mundo em 1994 - já tinha ficado a frente do Brasil em 2003, quando a Seleção foi eliminada já na Primeira Fase.
Por fim, Dunga - campeão como jogador em 1994 - foi o último técnico a faturar o título da Copa das Confederações para a Seleção Brasileira. Em 2009, o Brasil virou pra cima dos EUA (3 a 2) e faturou o terceiro título de sua história. Na Copa do Mundo, porém, Dunga não teve a mesma competência e foi eliminado pela Holanda nas quartas-de-final.
A Seleção Brasileira, além dos três comandantes já citados, ainda foi dirigida por Vanderlei Luxemburgo em 1999. Na oportunidade, o Brasil ficou com o vice-campeonato ao ser derrotado pelo México. Dois anos depois, o Brasil teve Emerson Leão no comando, mas não passou do modesto quarto lugar.
Luxa e Leão não chegaram a Copa do Mundo de 2002, dirigida e ganha por Luiz Felipe Scolari. O técnico do penta é o atual treinador da Seleção Brasileira. Ele, como Zagallo, Parreira e Dunga, já foi campeão mundial. Para os supersticiosos é um bom sinal. A Copa das Confederações 2013 começará neste sábado com o duelo entre Brasil e Japão, em Brasília.
Histórico!
O Brasil, com três títulos, é o maior vencedor da Copa das Confederações. A França aparece com duas conquistas, uma a mais do que Argentina, Dinamarca e México. Jamais uma Seleção venceu o torneio três vezes seguida. O Brasil é o atual bicampeão. Apenas México (1999) e França (2003) foram campeões em casa.
A Edição 2013 da Copa das Confederações será realizada entre os dias 15 e 30 de junho em seis sedes (Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador).
A Seleção Brasileira está no Grupo A ao lado do Japão (campeão da Copa da Ásia), México (campeão da Copa Ouro) e Itália (vice-campeã da Eurocopa). O Brasil vai estrear contra o Japão em 15 de junho no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. México e Itália se pegarão em 16 de junho, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
No Grupo B aparecem Espanha (campeã da Copa do Mundo), Uruguai (campeão da Copa América) Taiti (campeão da Copa das Nações da Oceania) e Nigéria (campeã da Copa Africana de Nações). A estreia dos espanhois será contra o Uruguai em 16 de junho, na Arena Pernambuco, em Recife. Já o embate entre Taiti e Nigéria acontecerá em 17 de junho, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.
Confira os técnicos da Seleção Brasileira na Copa das Confederações:
1997 (Zagallo)
1999 (Vanderlei Luxemburgo)
2001 (Emerson Leão)
2003 (Carlos Alberto Parreira)
2005 (Carlos Alberto Parreira)
2009 (Dunga)
2013 (Luiz Felipe Scolari)