Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 28 de novembro de 2019 às 14:46

Santa Catarina repete 2015 e registra rebaixamento duplo no Brasileirão

Chapecoense sofreu sua primeira queda e se juntou ao Avaí que já havia caído

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Santa Catarina - A Chapecoense escreveu uma triste página em sua história ao amargar o primeiro descenso da sua história na Série A do Campeonato Brasileiro. A Chape se juntou ao Avaí que já havia caído para a Série B. Desta forma, Santa Catarina repete 2015 com o descenso duplo, segundo levantamento do Sr. Goool.

Há quatro anos, o estado perdeu, na mesma temporada, Avaí e Joinville. Desde então, o Brasileirão não tinha visto degola dobrada. De 2006 para cá, outros estados choraram duas quedas no mesmo ano. São Paulo é o recordista. Em 2006, por exemplo, os paulistas ficaram sem Ponte Preta e São Caetano.

O rebaixamento duplo voltou assombrar São Paulo em 2010 com Guarani e Grêmio Prudente. Há seis anos, Portuguesa e Ponte Preta desceram lado a lado para a Série B. O Nordeste também faz parte desta lista. Em 2009, Pernambuco ficou sem Náutico e Sport. Em 2014, foi a vez dos baianos chorarem ao lado de Vitória e Bahia.

 Queda dupla catarinense! Chapecoense foi rebaixada para a Série B ao lado do rival Avaí!Márcio Cunha / ChapecoenseQueda dupla catarinense! Chapecoense foi rebaixada para a Série B ao lado do rival Avaí!
Rebaixados!
Se a Chapecoense caiu pela primeira vez, o Avaí é o recordista de quedas. Este foi o 4º rebaixamento do Leão nos pontos corridos com 20 clubes. O clube catarinense deixou para trás América Mineiro-MG, Ponte Preta-SP, Figueirense-SC, Vasco-RJ, Avaí-SC, Vitória-BA e Sport-PE - todos com três quedas.

Paraná, Santa Cruz-PE, Portuguesa-SP, Coritiba-PR, Náutico-PE, Goiás-GO e Atlético Goianiense-GO caíram em duas oportunidades. Ainda houve os rebaixamentos de Fortaleza-CE, São Caetano-SP, Corinthians-SP, Juventude-RS, América de Natal-RN, Ipatinga-MG, Santo André-SP, Guarani-SP, Grêmio Prudente-SP, Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, Palmeiras-SP, Bahia-BA, Botafogo-RJ, Criciúma-SC, Joinville-SC, Internacional-RS e Chapecoense-SC. Ao todo, 32 clubes amargaram o descenso na Série A desde 2006.

Em relação aos estados são 11 com descensos no currículo. São Paulo lidera com 11 rebaixamentos. Santa Catarina chegou a dez quedas, ante sete de Pernambuco. O Paraná soma cinco. Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Minas Gerais, enquanto isso, têm quatro rebaixamentos cada. Já Ceará e Rio Grande do Sul acumulam dois descensos. Por fim, o Rio Grande do Norte aparece com uma queda.

Queda da Chape!
A Chapecoense entrou na zona de rebaixamento na 9ª rodada e não saiu mais. São 27 rodadas entre os quatro piores colocados. O descenso foi registrado com apenas seis vitórias (três em casa e três fora), dez empates (cinco como mandante e cinco como visitante) e nada menos do que 19 derrotas (dez ao lado da torcida e nove fora), além de 27 gols a favor e 49 tentos tomados. Aproveitamento de 26,7%.

Em 2020 será a primeira vez que os catarinenses não disputarão os pontos corridos. O estado não ficava fora da Série A desde 2001. Naquela oportunidade, Figueirense, Avaí, Joinville e Criciúma disputaram a Série B. O Figueira obteve o acesso. Na Série C, que era a última divisão nacional, Tubarão e Marcílio Dias defenderam as cores de Santa Catarina.

Nas próximas rodadas, a Chapecoense terá que cumprir tabela. No domingo, às 19 horas, a Chape visitará o Santos na Vila Belmiro pela 36ª rodada do Brasileirão.

Confira todos os clubes que foram rebaixados no Brasileirão desde 2006:

2006

Ponte Preta-SP, Fortaleza-CE, São Caetano-SP e Santa Cruz-PE

2007

Corinthians-SP, Juventude-RS, Paraná-PR e América de Natal-RN

2008

Figueirense-SC, Vasco-RJ, Portuguesa-SP e Ipatinga-MG

2009

Coritiba-PR, Santo André-SP, Náutico-PE e Sport-PE

2010

Vitória-BA, Guarani-SP, Goiás-GO e Grêmio Prudente-SP

2011

Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, América Mineiro-MG e Avaí-SC

2012

Sport-PE, Palmeiras-SP, Atlético Goianiense-GO e Figueirense-SC

2013

Portuguesa-SP, Vasco-RJ, Ponte Preta-SP e Náutico-PE

2014

Vitória-BA, Bahia-BA, Botafogo-RJ e Criciúma-SC

2015

Avaí-SC, Vasco-RJ, Goiás-GO e Joinville-SC

2016

Internacional-RS, Figueirense-SC, Santa Cruz-PE e América Mineiro-MG

2017

Atlético Goianiense-GO, Ponte Preta-SP, Avaí-SC e Coritiba-PR

2018

Paraná-PR, Vitória-BA, Sport-PE e América Mineiro-MG

2019

Avaí-SC e Chapecoense-SC