São Paulo - A Série B do Campeonato Brasileiro registrou acessos diversificados na edição 2019, encerrada no último sábado. Pela segunda vez nos pontos corridos, de acordo com o levantamento do Sr. Goool, a divisão contabilizou acessos de quatro regiões. Apenas o Norte ficou fora da festa.
O Bragantino foi o grande campeão da atual temporada e colocou o Sudeste na Série B. O Nordeste vibrou com o vice-campeonato do Sport. O Coritiba, por sua vez, garantiu a ida do Sul para a Série A. Já a última vaga ficou com o Centro-Oeste. O Atlético Goianiense pulou de divisão.
A atual temporada repete a edição de 2016. Naquela oportunidade, o Atlético Goianiense também subiu e com direito a título. O Sul foi representado pelo Avaí. O Vasco vestiu a camisa do Sudeste, enquanto o Bahia fez carnaval para o Nordeste há três anos.
SPORT
O Leão da Ilha subiu de divisão pela 4ª vez nos pontos corridos. Já Pernambuco comemorou o 7º acesso desde 2006. O time do técnico Guto Ferreira obteve 17 vitórias (11 em casa e seis fora), 17 empates (sete como mandante e dez como visitante) e quatro derrotas (uma ao lado da torcida e três fora), além de 49 gols a favor e 29 tentos tomados. Aproveitamento de 59,6%.
CORITIBA
ATLÉTICO GOIANIENSE
Este foi o 3º acesso do Atlético nos pontos corridos e o 5º de Goiás. O Dragão esteve 30 das 38 rodadas na zona de acesso. A campanha foi de 15 vitórias (nove em casa e seis fora), 17 empates (oito como mandante e nove como visitante) e seis derrotas (dois ao lado da torcida e quatro fora), além de 44 gols marcados e 29 tentos levados. Aproveitamento 54,4%.
Confira todos os clubes que conquistaram acesso na Série B de pontos corridos:
2006
Atlético Mineiro-MG, Sport-PE, Náutico-PE e América de Natal-RN
2007
Coritiba-PR, Ipatinga-MG, Portuguesa-SP e Vitória-BA
2008
Corinthians-SP, Santo André-SP, Avaí-SC e Grêmio Barueri-SP
2009
Vasco-RJ, Guarani-SP, Ceará-CE e Atlético Goianiense-GO
2010
Coritiba-PR, Figueirense-SC, Bahia-BA e América Mineiro-MG
2011
Portuguesa-SP, Sport-PE, Náutico-PE e Ponte Preta-SP
2012
Goiás-GO, Criciúma-SC, Atlético Paranaense-PR e Vitória-BA
2013
Palmeiras-SP, Chapecoense-SC, Sport-PE e Figueirense-SC
2014
Joinville-SC, Ponte Preta-SP, Vasco-RJ e Avaí-SC
2015
Botafogo-RJ, Santa Cruz-PE, Vitória-BA e América Mineiro-MG
2016
Atlético Goianiense-GO, Avaí-SC, Vasco-RJ e Bahia-BA
2017
América Mineiro-MG, Internacional-RS, Ceará-CE e Paraná-PR
2018
Fortaleza-CE, Goiás-GO, CSA-AL e Avaí-SC
2019
Bragantino-SP, Sport-PE, Coritiba-PR e Atlético Goianiense-GO