Minas Gerais - O Campeonato Brasileiro da Série A será encerrado no próximo domingo sem disputa pelo título ou pela Libertadores, mas com embates pelo vice-campeonato, Sul-americana e, principalmente, contra o rebaixamento. O Cruzeiro poderá amarga o primeiro descenso da sua história. Só Raposa e Ceará poderão cair para a Série B. Não perca tempo com contas, matemática, prognósticos... Há especialistas no Pitchinvasion para deixar você perto da vitória.
O Cruzeiro não depende só das suas forças após a derrota para o Grêmio, por 2 a 0, em Porto Alegre. Na 17ª colocação com 36 pontos, o clube mineiro precisa vencer o Palmeiras no Mineirão se ainda quiser sonhar. Além do triunfo, o Cruzeiro torcerá por uma derrota do Ceará ante o Botafogo. Já o Vozão precisa de um simples empate, uma vez que tem dez vitórias, três a mais do que os rivais celestes. CSA, Chapecoense e Avaí já foram rebaixados.Na parte superior da classificação, a disputa será paulista. Santos e Palmeiras somam os mesmos 71 pontos, sendo que o Peixe leva vantagem no número de triunfos (21 a 20). Uma vitória do Santos sobre o campeão Flamengo na Vila Belmiro deixará os alvinegros com o vice. Se empatar, o Palmeiras poderá, no máximo, empatar. Se perder, terá que torcer por uma derrota alviverde. O Verdão precisará vencer e torcer por um tropeço do Santos ou empatar e torcer por uma derrota do Peixe.
Por fim, a briga pela Sul-americana será carioca. O Fluminense, que lutou contra o descenso, fecha a zona da Sula, no 14º lugar com 43 pontos, um a mais do que o Botafogo. O Fluminense visitará o Corinthians na Arena. Se vencer, a vaga será tricolor. Se empatar, o Bota terá que empatar no máximo. Se perder, o Fogão terá que perder, uma vez que o Alvinegro tem 13 vitórias, duas a mais do que o Flu. O Botafogo, por sua vez, precisa vencer e torcer por um tropeço do Flu ou empatar e esperar uma derrota tricolor.
Fortaleza, Goiás, Bahia, Atlético Mineiro e Vasco, enquanto isso, estão garantidos na Sul-americana. Já CSA, Chapecoense e Avaí foram rebaixados à Série B. Dos 20 clubes, apenas dois não participarão de nada - o clube carioca que não pegar vaga na Sula e aquele que escapar do descenso.