Portal Eventos
Brasileirão Série A
Em 08 de dezembro de 2019 às 17:54

Cruzeiro sequer faz sua parte, perde do Palmeiras e amarga o inédito rebaixamento à Série B

Raposa saiu da lista dos intocáveis que agora conta apenas com Flamengo, Santos e São Paulo

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - Grêmio, Atlético Mineiro, Corinthians, Vasco, Internacional e, agora, Cruzeiro. O clube mineiro escreveu uma das piores páginas da sua quase centenária história - foi fundado em 1921. A Raposa provou que o formato de pontos corridos, de fato, é uma máquina de moer clubes que jamais haviam caído para a Série B do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro, neste domingo, sequer conseguiu fazer a sua parte ao ser derrotado pelo Palmeiras, por 2 a 0, em um incrédulo Mineirão pela 38ª e última rodada do Brasileirão. O rebaixamento foi confirmado ao lado de CSA, Chapecoense e Avaí.

Os mineiros pararam nos 36 pontos na 17ª posição, enquanto o Ceará, primeiro clube fora da zona de rebaixamento chegou a 39 pontos com o empate, por 1 a 1, diante do Botafogo no Rio de Janeiro. Para sonhar com a permanência, o clube de BH precisava, ao menos, derrotar o Palmeiras. O Cruzeiro, porém, completou seu 9º jogo sem vitória, sendo a 5ª derrota seguida.

Três vezes campeão nos pontos corridos, venceu o primeiro ano do formato em 2003 e ainda faturou o bi em 2013 e 2014, o Cruzeiro desta vez, porém, deu mostras que o ano não iria acabar bem. Foram 18 rodadas entre os quatro piores clubes do Brasileirão. Entrou na degola na 34ª rodada e não saiu mais. Apenas uma vez a Raposa ficou acima do Top 10.

 Monento do gol do Palmeiras no Mineirão e o rebaixamento confirmado do Cruzeiro no Brasileirão!Reprodução / Twitter CruzeiroMonento do gol do Palmeiras no Mineirão e o rebaixamento confirmado do Cruzeiro no Brasileirão!
 Momento do 2o gol do Palmeiras e do Cruzeiro pela primeira vez na Série B!Reprodução / Twitter CruzeiroMomento do 2o gol do Palmeiras e do Cruzeiro pela primeira vez na Série B!
Sinais claros...
A campanha ainda mostra a sucessão de erros com apenas sete vitórias (cinco em casa e duas fora), 15 empates (oito como mandante e sete como visitante) e 16 derrotas (seis ao lado da torcida e dez fora), além de 27 gols a favor e 46 tentos tomados. Aproveitamento de 31,6%. Com o descenso, o Cruzeiro saiu da lista de intocáveis, como havia acontecido com a Chapecoense. Agora, só Flamengo, Santos e São Paulo jamais foram rebaixados.

O clube mineiro vinha de um bicampeonato na Copa do Brasil (2017 e 2018) e um bicampeonato mineiro (2018 e 2019), mas cansou de trocar de técnicos no Brasileirão. Mano Menezes, Rogério Ceni e Abel Braga contribuíram e Adílson Batista terminou o serviço com os mineiros na Série B.

O estado de Minas Gerais amarga seu 5º descenso no formato com 20 clubes - de 2006 para cá. Este, aliás, é o 2º rebaixamento seguido de mineiros, uma vez que o América foi degolado no ano passado. Já o Sudeste chegou a 20 representantes degolados no período analisado.

Confira todos os clubes que foram rebaixados no Brasileirão desde 2006:

2006

Ponte Preta-SP, Fortaleza-CE, São Caetano-SP e Santa Cruz-PE

2007

Corinthians-SP, Juventude-RS, Paraná-PR e América de Natal-RN

2008

Figueirense-SC, Vasco-RJ, Portuguesa-SP e Ipatinga-MG

2009

Coritiba-PR, Santo André-SP, Náutico-PE e Sport-PE

2010

Vitória-BA, Guarani-SP, Goiás-GO e Grêmio Prudente-SP

2011

Atlético Paranaense-PR, Ceará-CE, América Mineiro-MG e Avaí-SC

2012

Sport-PE, Palmeiras-SP, Atlético Goianiense-GO e Figueirense-SC

2013

Portuguesa-SP, Vasco-RJ, Ponte Preta-SP e Náutico-PE

2014

Vitória-BA, Bahia-BA, Botafogo-RJ e Criciúma-SC

2015

Avaí-SC, Vasco-RJ, Goiás-GO e Joinville-SC

2016

Internacional-RS, Figueirense-SC, Santa Cruz-PE e América Mineiro-MG

2017

Atlético Goianiense-GO, Ponte Preta-SP, Avaí-SC e Coritiba-PR

2018

Paraná-PR, Vitória-BA, Sport-PE e América Mineiro-MG

2019

Avaí-SC, Chapecoense-SC, CSA-AL e Cruzeiro-MG