Portal Eventos
Copa das Confederações
Em 15 de junho de 2013 às 16:19

Neymar entra para a seleta lista de jogadores que marcaram o primeiro gol do Brasil

Gol do atacante do Barcelona foi o mais rápido da Seleção Brasileira no torneio

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Distrito Federal - Neymar, logo aos 2 minutos de jogo, entrou para a seleta lista de jogadores que marcaram o primeiro gol da Seleção Brasileira na Copa das Confederações. Esse, aliás, foi o gol mais rápido da história do Brasil no torneio. A Seleção enfrenta o Japão pelo Grupo A no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Ao longo das sete edições que participou na Copa das Confederações - ficou fora em 1992 e 1995 -, o Brasil teve volante, meias e atacantes como os responsáveis pelo primeiro gol. A honra inicial foi do volante César Sampaio em 1997. O ex-jogador do Palmeiras marcou seu tento apenas aos 20 minutos do segundo tempo no triunfo da Seleção, por 3 a 0, sobre a Arábia Saudita.

O Brasil, por sinal, deixou os torcedores de cabelos em pé nas primeiras vezes em que esteve na Copa das Confederações. O primeiro gol da Seleção em 1999 também ocorreu só saiu no segundo tempo. Aos 17 minutos, o meia Zé Roberto abriu a "porteira" da goleada, por 4 a 0, sobre a Alemanha. Dois anos depois os brasileiros também sofreram até o tento do atacante Washington aos 8 minutos da segunda etapa na vitória sobre Camarões (2 a 0).

Mas o pior momento foi vivido em 2001. A Seleção Brasileira não só foi eliminada na Primeira Fase, como estreou com derrota (1 a 0) para a Camarões e só foi balançar as redes na segunda partida. Adriano fez o gol salvador contra os EUA (1 a 0) aos 8 minutos da primeira etapa.

O Imperador, aliás, teve a honra de marcar o primeiro gol do Brasil na Copa das Confederações também em 2005. A Seleção meteu 3 a 0 na Grécia com o primeiro gol de Adriano saindo aos 41 minutos da primeira etapa. Por fim, em 2009, o meia Kaká, aos 5 minutos do primeiro tempo, balançou as redes no triunfo sobre Egito, por 4 a 3.

Nenhum dos jogadores citados fazem parte dos convocados para a Edição 2013 da Copa das Confederações. César Sampaio e Washington já penduraram as chuteiras. Enquanto isso, Zé Roberto defende o Grêmio e Kaká está no Real Madrid. Já Adriano foi sondado pelo Internacional, mas segue sem clube.

Histórico!
O Brasil, com três títulos, é o maior vencedor da Copa das Confederações. A França aparece com duas conquistas, uma a mais do que Argentina, Dinamarca e México. Jamais uma Seleção venceu o torneio três vezes seguida. O Brasil é o atual bicampeão. Apenas México (1999) e França (2003) foram campeões em casa.

A Edição 2013 da Copa das Confederações será realizada entre os dias 15 e 30 de junho em seis sedes (Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Recife e Salvador).

A Seleção Brasileira está no Grupo A ao lado do Japão (campeão da Copa da Ásia), México (campeão da Copa Ouro) e Itália (vice-campeã da Eurocopa). O Brasil vai estrear contra o Japão em 15 de junho no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. México e Itália se pegarão em 16 de junho, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

No Grupo B aparecem Espanha (campeã da Copa do Mundo), Uruguai (campeão da Copa América) Taiti (campeão da Copa das Nações da Oceania) e Nigéria (campeã da Copa Africana de Nações). A estreia dos espanhois será contra o Uruguai em 16 de junho, na Arena Pernambuco, em Recife. Já o embate entre Taiti e Nigéria acontecerá em 17 de junho, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Confira o primeiro gol brasileiro na Copa das Confederações:

1997
César Sampaio 20'/2T
Arábia Saudita 0 x 3 Brasil

1999
Zé Roberto 17'/2T
Brasil 4 x 0 Alemanha

2001
Washington 8'/2T
Brasil 2 x 0 Camarões

2003
Adriano 22'/1T
Brasil 1 x 0 EUA

2005
Adriano 41'/1T
Brasil 3 x 0 Grécia

2009
Kaká 5'/1T
Brasil 4 x 3 Egito

2013
Neymar 2'/1T