Portal Eventos
Mundial de Clubes
Em 16 de dezembro de 2019 às 22:36

Flamengo poderá ser o 7º brasileiro na final do Mundial de Clubes

Rubro-negro ainda poderá ser o 2º carioca na decisão desde que a FIFA assumiu o torneio

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Rio de Janeiro - O Flamengo, se não deixar a zebra passear em campo pela 5ª vez entre os sul-americanos, se tornará o 7º brasileiro na final do Mundial de Clubes. Campeão do Campeonato Brasileiro da Série A e da Libertadores, o Mengo disputará a semifinal contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita, nesta quarta-feira, às 14h30 (horário de Brasília), no Estádio Khalifa International, em Doha, no Qatar.

O time do técnico Jorge Jesus ainda poderá virar o 2º carioca na briga pela luta direta ao título. O único clube do estado, até aqui, a sonhar com o troféu foi o Vasco em 2000, primeiro ano sob o comando da FIFA. Os vascaínos, no entanto, perderam o título para o Corinthians, único clube brasileiro duas vezes campeão no atual formato (2000 e 2012).

 Flamengo pegará Al-Hilal por uma vaga na final do Mundial de Clubes no Qatar!Alexandre Vidal / FlamengoFlamengo pegará Al-Hilal por uma vaga na final do Mundial de Clubes no Qatar!
Além do Timão, apenas São Paulo (2005) e Internacional (2006) venceram a competição. Santos (2011) e Grêmio (2017), além do já citado Vasco, ficaram com o vice. Internacional (2010) e Atlético Mineiro (2013), enquanto isso, foram surpreendidos e tiveram que se contentar com o 3º lugar.

O Brasil é o 2º país que mais vezes chegou à final no Mundial da FIFA. Foram sete decisões, uma a menos do que a recordista Espanha. A Arábia Saudita só tem um 4º lugar. O México, representado pelo Monterrey do outro lado da chave, tem três 3ºs lugares e cinco 4ºs lugares. Já a Inglaterra, do Liverpool, foi campeã em 2008 e vice em 2005 e 2012.