Portal Eventos
CONMEBOL Sul-Americana
Em 17 de dezembro de 2019 às 20:54

Galo e Flu encostam em recordista e Brasil terá estreante; Confira os jogos da Sul-americana

Brasileiros contarão com seis participantes na Primeira Fase do torneio sul-americano

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Minas Gerais - A CONMEBOL sorteou, nesta terça-feira, os confrontos válidos pela Primeira Fase da Sul-americana. O Brasil será representado por seis clubes, sendo que o Fortaleza disputará o torneio pela primeira vez na história. O Leão do Pici, aliás, pegou uma pedreira no sorteio - o Independiente-ARG, campeão duas vezes da competição. Atlético Mineiro e Fluminense, por outro lado, encostaram no recordista São Paulo.




Coquimbo Unido-CHIxAragua-VEN
Bolívia 4xVasco
Bolívia 2xEmelec-EQU
Plaza Colonia-URUxZamora-VEN
Bolívia 1xMelgar-PER
River Plate-URUxAtlético Grau-PER
Unión-ARGxAtlético Mineiro
Nacional-PARxBahia
Fénix-URUxEl Nacional-EQU
Huracán-ARGxAtlético Nacional-COL
Sol de América-PARxGoiás
Sportivo Luqueño-PARxMineros-VEN
Vélez Sarsfield-ARGxAucas-EQU
Bolívia 3xMillonarios-COL
Lanús-ARGxUniversidad Católica-EQU
River Plate-PARxDeportivo Cali-COL
Argentinos Jrs.-ARGxSport Huancayo-PER
Unión La Calera-CHIxFluminense
Huachipato-CHIxDeportivo Pasto-COL
Audax Italiano-CHIxReal Garcilaso-PER
Independiente-ARGxFortaleza
Liverpool-URUxLlaneros-VEN

Mineiros e cariocas chegaram a 9ª participação, duas a menos do que os paulistas. O Flu, aliás, estará no torneio pela 4ª vez consecutiva. O rival tricolor será o chileno Uni[on La Calera. Já o Galo, que pegará o Unión, da Argentina, disputará pela 3ª vez seguida. Com uma participação a menos aparece o Goiás. O Esmeraldino, rival do Sol de América, estava fora da Sula desde 2015.

Bahia e Vasco, enquanto isso, brigarão pelo título pela 7ª vez. O Esquadrão disputará o segundo torneio mais importante da América do Sul pela 3ª vez consecutiva. O Vasco, enquanto isso, estava fora desde 2018. Ao todo, o Brasil chegou a 36 representantes na Sul-americana.

 Fluminense se prepara para disputar mais um ano a CONMEBOL Sul-americana!Lucas Merçon / FluminenseFluminense se prepara para disputar mais um ano a CONMEBOL Sul-americana!
Campeões!
A CONMEBOL Sul-americana surgiu, em 2002, em substituição a Copa Mercosul. Os brasileiros só entraram na disputa em 2003. Com dois títulos, Boca Juniors-ARG (2004 e 2005) e Independiente-ARG (2010 e 2017) são os maiores vencedores do torneio. San Lorenzo-ARG (2002), Cienciano-PER (2003), Pachuca-MEX (2006), Arsenal-ARG (2007), Internacional (2008), LDU-EQU (2009), Universidade de Chile-CHI (2011), São Paulo (2012), Lanús-ARG (2013), River Plate-ARG (2014), Santa Fe-COL (2015), Chapecoense (2016), Atlético Paranaense (2018) e Independiente-EQU (2019) têm uma conquista cada.

Em relação aos títulos por países, a vantagem é toda da Argentina com oito conquistas. O Brasil soma quatro títulos, contra dois do Equador e um de Chile, México, Peru e Colômbia.

Regulamento:
A CONMEBOL Sul-americana 2020 terá 54 clubes, sendo que dez terão vagas após eliminação na Libertadores. Na Primeira Fase, 44 clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta no formato de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.

A Segunda Fase terá os 22 clubes classificados na Primeira Fase, além de dez clubes da Libertadores - os dois com as melhores campanhas na Terceira Fase e os oito 3ºs colocados na Fase de Grupos. Esta fase também será eliminatória em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate e, se necessário, a vaga será definida nos pênaltis.

Com o mesmo formato de ida e volta serão jogadas as oitavas, quartas, semis e final. A final novamente poderá ter confrontos entre clubes do mesmo país. Não haverá mais a obrigatoriedade de, na semifinal, rivais do mesmo país se enfrentarem. O chaveamento será definido por sorteio.

A final será em partida única e campo neutro. Em caso de empate, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão entrará diretamente na Fase de Grupos da Libertadores e ainda terá vagas na Recopa Sul-Americana e na Copa Suruga.