Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 17 de dezembro de 2019 às 21:27

Libertadores sorteia os grupos de 2020; Todos os cabeças de chave têm títulos

Torneio mais importante da América do Sul contará com 13 campeões na Fase de Grupos

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Libertadores definiu, nesta terça-feira, os grupos da edição 2020, assim como os confrontos da Primeira e da Segunda Fase. Ainda sem todos os participantes definidos, o torneio mais importante da América do Sul contará com 13 campeões na Fase de Grupos, sendo oito cabeças de chave. A final da próxima edição será no Maracanã, no Rio de Janeiro.





GRUPO AGRUPO BGRUPO CGRUPO D
FlamengoPalmeirasPeñarol-URURiver Plate-ARG
Independiente-EQUBolívar-BOLColo-Colo-CHISão Paulo
Junior-COLTigre-ARGAthletico ParanaenseLDU-EQU
G1G2Bolívia 2Binacional-PER
GRUPO EGRUPO FGRUPO GGRUPO H
GrêmioNacional-URUOlímpia-PARBoca Juniors-ARG
Universidad Católica-CHIRacing-ARGSantosLibertad-PAR
América de Cáli-COLAlianza Lima-PERDelfín-EQUCaracas-VEN
G4Estudiantes de Mérida-VENDefensa y Justicia-ARGG3

 Vai começar a briga pelo troféu da Libertadores!Alexandre Vidal / FlamengoVai começar a briga pelo troféu da Libertadores!
O atual campeão Flamengo será cabeça de chave do Grupo A e buscará seu 3º título no torneio. O Mengo terá pela frente Independiente, campeão da Sul-americana, Júnior e G1, clube que virá da Terceira Fase. Grêmio e Palmeiras são os outros campeões brasileiros que foram cabeças de chave. No pote 2, São Paulo e Santos completaram o domínio brasuca.

Apenas o pote 4 não teve campeões. No pote 3, a LDU representou os clubes com volta olímpica. E os equatorianos caíram no Grupo da Morte ao lado dos também campeões River Plate e São Paulo, além do estreante Binacional.

PRIMEIRA FASE!
A Primeira Fase da Libertadores contará com um representante do Equador, um do Paraguai, um do Peru, um do Uruguai, um da Venezuela e um da Bolívia. O uruguaio Progreso será a novidade em 2020. Já o clube boliviano ainda está indefinido por conta do atraso no futebol local devido a protestos políticos.




Bolívia 4xGuaraní-PAR
Carabobo-VENxUniversitario-PER
Progreso-URUxBarcelona-EQU

SEGUNDA FASE
A Segunda Fase da Libertadores terá Internacional e Corinthians, dois clubes que já foram campeões do torneio. Nesta etapa também há clubes indefinidos. Um chileno e outro boliviano. Assim como a Bolívia, o Chile também teve problemas no campeonato local por conta de protestos que paralisaram a disputa.

Esta fase contará com 16 clubes, sendo que três virão da Primeira Fase. Corinthians e Inter estão do mesmo lado, ou seja, não poderão se enfrentar e ainda poderão engrossar a lista de brasileiros na Fase de Grupos. Ambos ainda não conhecem seus adversários. O Timão espera pelo vencedor da Primeira Fase entre Bolívia 4 e Guaraní, já o Colorado pegará o representante do Chile 4.




E2 (Carabobo ou Universitario)xCerro Porteño-PAR
Cerro Largo-URUxPalestino-CHI
Independiente Medellín-COLxDeportivo Táchira-VEN
Macará-EQUxTolima-COL
Chile 4xInternacional
Bolívia 3xAtlético Tucumán-ARG
E1 (Bolívia 4 ou Guaraní)xCorinthians
E3 (Progreso ou Barcelona)xSporting Cristal-PER

Campeões!
A Argentina, com 25 títulos, lidera o ranking de conquistas da Libertadores. O Brasil chegou a 19, contra oito do Uruguai. Já Paraguai e Colômbia somam três casa. Equador e Chile têm um cada. Em relação aos clubes, a Libertadores tem como maior vencedor o Independiente-ARG - dono de sete títulos -, um a mais que o Boca Juniors-ARG.

Peñarol-URU, com cinco, e Estudiantes-ARG e River Plate-ARG, com quatro, estão à frente de Santos, São Paulo, Olímpia-PAR, Nacional-URU e Grêmio, todos com três. O Internacional tem dois títulos, assim como Cruzeiro, Atlético Nacional e Flamengo. Com uma conquista há San Lorenzo-ARG, Atlético Mineiro, Corinthians, LDU-EQU, Once Caldas-COL, Palmeiras, Vasco, Vélez Sarsfield-ARG, Colo Colo-CHI, Argentinos Juniors-ARG e Racing Club-ARG.

Regulamento:
A Libertadores 2020 contará com 47 clubes. Na fase inicial, em mata-mata, seis representantes da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela se enfrentarão em jogos de ida e volta. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.

Os três classificados avançarão para o segundo mata-mata que terá outros 13 clubes de todos os países da América do Sul. Novamente serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate.

Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Sul-americana.

Maior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Sul-americana.

Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.

A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.

A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.