Maranhão - Ainda é só o começo, mas o Sampaio Corrêa já tem o melhor início de Série C entre os campeões da Série D do Campeonato Brasileiro. A última divisão nacional foi criada em 2009 e, de lá para cá, São Raimundo, Guarany e Tupi ficaram com os títulos da Série D.
O Sampaio Corrêa começou bem sua caminhada em busca do acesso. Atuando em casa, o Tubarão engoliu o Brasiliense - atual campeão do Distrito Federal -, por 5 a 1. Na 2ª rodada, o Sampaio Corrêa empatou, por 1 a 1, com o Treze fora de casa. A 3ª rodada acontecerá apenas em 7 de julho, após a Copa das Confederações.
O clube maranhense voltará a atuar longe de sua torcida. O Sampaio Corrêa vai encarar o Águia, às 16 horas, em Marabá. Com quatro pontos, o Sampaio Corrêa ocupa a vice-liderança do Grupo A. O líder é o Fortaleza que, com três jogos, soma sete pontos.Primeiro campeão da Série D, o São Raimundo não debutou de forma alegre na Série C. O clube paraense somou só um ponto em duas rodadas e, ao término da competição, acabou rebaixado, em 2010, com apenas três pontos. O Guarany, em 2011, foi melhor ao somar três pontos.
Mas o clube cearense não conseguiu a classificação para a Segunda Fase. Pelo menos, o Guarany se manteve na Série C. O mesmo não aconteceu com o Tupi na temporada passada - rebaixado um ano após o título da Série D. Nas duas primeiras rodadas, o clube mineiro não pontuou.
A Série C 2013 conta com 21 clubes. A CBF foi obrigada a incluir o Rio Branco-AC. Assim, o Grupo A passou a ter 11 clubes, um a mais do que o Grupo B. Na Primeira Fase, os clubes jogarão dentro dos próprios grupos em partidas de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupo se classificarão para as quartas-de-final.
No mata-mata serão jogos de ida e volta. Os semifinalistas conquistarão o acesso à Série B. E os finalistas ainda brigarão pelo título da Série C.
Confira as estreias dos campeões da Série D na Série C:
2010
São Raimundo-PA (1 ponto)
2011
Guarany-CE (3 pontos)
2012
Tupi-MG (0 ponto)
2013
Sampaio Corrêa-MA (4 pontos)