São Paulo - Atrasada em relação aos outros torneios pré classificatórios para a Copa do Mundo, as Eliminatórias da África se aproximam da Segunda Fase. Etiópia, Tunísia, Costa do Marfim, Egito e Argélia carimbaram o passaporte neste domingo. Ainda restam mais cinco vagas.
Na fase atual, as Seleções estão divididas em dez grupos com quatro times cada. Após seis rodadas, apenas a primeira colocada de cada grupo passará de fase. As dez Seleções, na Segunda Fase, se enfrentarão em mata-mata. Os cinco vencedores dos confrontos se classificarão para a Copa do Mundo de 2014.No Grupo A, a Etiópia se classificou e eliminou a África do Sul - último país-sede da Copa do Mundo. Outra grande Seleção que ficou de fora foi Marrocos. No Grupo C, a vaga já é da Costa do Marfim. Terceira colocada na Copa Africana de Nações, Mali também não viajará ao Brasil. Pelo Grupo H, a vaga ficou com a Argélia.
O grande duelo para se manter na briga por uma vaga na Copa do Mundo acontecerá no Grupo D. Líder com 12 pontos, Gana enfrentará a Zâmbia, vice-líder com 11 pontos. No embate do 1º Turno, a Seleção da Zâmbia venceu, por 1 a 0. Já o duelo do Grupo E colocará em campo a nova sensação africana.
Vice-campeã da Copa Africana de Nações, Burkina Faso teve uma grande recuperação e já lidera o grupo com dez pontos, dois a mais do que o Congo. No Grupo E, o Gabão, com sete pontos, também sonha com a vaga. A Nigéria - respaldada pelo título da Copa Africana de Nações e na disputa da Copa das Confederações - tentará confirmar a vaga no Grupo F.
Os nigerianos lideram com nove pontos, dois a mais do que Maláui, vice-líder. Enquanto isso, Líbia e Camarões travam duelo no Grupo I. A República Democrática do Congo tem seis pontos, mas não poderá alcançar os rivais. Líder, com nove pontos, a Líbia enfrentará Camarões, com sete. Qualquer que seja o resultado deste embate, a República Democrática do Congo estará fora da disputa. Por fim, Senegal, com nove pontos, e Uganda, com oito, tentarão a classificação no Grupo J.