Mato Grosso do Sul - O Campeonato Sul-mato-grossense foi mais um Estadual a mudar, praticamente, toda a tabela mesmo após a divulgação oficial dos jogos. Pior! A Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS) ainda fez uma tabela em que nem todas as rodadas terão os cinco jogos. A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão no Sr. Goool.
A edição 2020 do Sul-mato-grossense terá dez clubes. Logo, todas as rodadas deveriam ter cinco jogos. Isso, no entanto, não acontecerá. A 1ª rodada, aliás, terá quatro partidas, de acordo com o documento oficial da entidade. O Estadual será aberto nesta quarta-feira pelo atual campeão Águia Negra que receberá, às 21h15, no Ninho da Águia, o Pontaporanense, um dos clubes que subiram.A rodada inicial será encerrada apenas em 1º de fevereiro. Na 2ª rodada serão só dois jogos. E a 6ª rodada contará com quatro partidas. Ao invés de nove, o Sul-mato-grossense terá dez rodadas. E teve mais bagunça na competição. O Sete de Setembro desistiu da disputa. Com a vaga aberta pelo Sete de Setembro, o CENA garantiu o acesso, assim como Pontaporanense e Maracaju que atingiram o objetivo em campo.
Detalhe: a Série B do Sul-mato-grossense teve apenas esses três participantes. Em 2019, quatro clubes foram rebaixados na elite: URSO, União/ABC, Novoperário e Operário AC. Desta forma, o Estadual do Mato Grosso do Sul passou de 12 para dez clubes.
Nas quartas de final (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º) serão jogos de ida e volta, assim como a semifinal (1ºou8º x 4ºou5º e 2ºou7º x 3ºou6º) e final. Os clubes com as melhores campanhas na somatória das fases decidirão em casa o mata-mata. Em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, pênaltis.
O campeão terá vagas na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil de 2021.