Portal Eventos
CONMEBOL Libertadores
Em 03 de fevereiro de 2020 às 14:16

Libertadores abrirá Segunda Fase nesta terça; Inter e Corinthians não querem repetir Chape e São Paulo

Dos seis clubes que já jogaram esta fase do torneio, dois foram eliminados

da Redação -

São Paulo - O Internacional abrirá a Segunda Fase da Libertadores nesta terça-feira, enquanto o Corinthians entrará em campo na quarta. Gaúchos e paulistas tentarão não repetir Chapecoense e São Paulo. Afinal, o Brasil teve clubes eliminados nesta fase nas últimas duas temporadas. A CONMEBOL adotou o atual formato em 2017.

Desde então, seis clubes brasucas disputaram a Segunda Fase (ainda sem contar Colorado e Timão). Só no primeiro ano os brasileiros tiveram aproveitamento de 100%. O Botafogo eliminou o Colo-Colo, do Chile, enquanto o Athletico Paranaense passou pelo Millonarios, da Colômbia. O problema começou em 2018.

O Vasco até passou pelo Universidad de Concepción-CHI, mas a Chapecoense parou no uruguaio Nacional. O São Paulo, em 2019, também não teve força para superar o Talleres, da Argentina. O Atlético Mineiro, por outro lado, despachou o Danubio, do Uruguai. Agora, será a vez de Internacional e Corinthians.

O Colorado, campeão em 2006 e 2010, medirá forças ante a Universidad de Chile às 19h15 (horário de Brasília), em Santiago. A La U garantiu vaga após vencer, por W.O., o Unión Española que não entrou em campo pela Copa do Chile. O Corinthians também será visitante contra o Guaraní, no Paraguai, às 21h30, de quarta. O Guaraní veio da Primeira Fase ao eliminar o San Jose, da Bolívia.

 Internacional e Corinthians defenderão o Brasil na Segunda Fase da Libertadores!Ricardo Duarte / InternacionalInternacional e Corinthians defenderão o Brasil na Segunda Fase da Libertadores!
Regulamento:
Na Segunda Fase serão jogos de ida e volta no sistema de mata-mata. Gol fora de casa será considerado critério de desempate. Os oito classificados disputarão mais uma eliminatória no mesmo formato. Os quatro vencedores, finalmente, estarão na fase de grupos da Libertadores, enquanto os dois melhores entre os eliminados estarão na Sul-americana. Maior pontuação, melhor saldo de gols, maior número de gols marcados, maior número de gols marcados fora de casa e ranking da CONMEBOL serão os critérios para definir os dois classificados à Sul-americana.

Com 32 clubes, a fase será dividida em oito grupos com quatro representantes cada. Após jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos, os dois melhores colocados de cada grupo passarão às oitavas de final. Já os 3ºs colocados disputarão a Sul-americana.

MATA-MATA:
Das oitavas de final até a decisão, o sistema de disputa será o mata-mata. Os confrontos das oitavas de final, assim como o chaveamento, serão definidos por sorteio.

A CONMEBOL, para o sorteio, fará um grupo com os oitos líderes que enfrentarão os rivais do outro grupo com os oito vice-líderes. As quartas de final e semifinal também serão em jogos de ida e volta.

A final será decidida em partida única e campo neutro. Na decisão, em caso de empate em saldo de gols, haverá uma prorrogação de 30 minutos e, se necessário, disputa por pênaltis. O campeão disputará o Mundial de Clubes em dezembro.