São Paulo - O XV de Piracicaba, entre os 80 clubes que disputam a Primeira Fase da Copa do Brasil, é o único que não está na elite do seu Campeonato Estadual em 2020, segundo levantamento do Sr. Goool. O Nhô Quim, como o clube é conhecido por seus torcedores, disputa a Série A2 do Campeonato Paulista (equivalente a 2ª divisão).
E o início de ano do XV de Piracicaba não tem sido nada bom. O clube alvinegro segue sem vencer mesmo após quatro rodadas e está colado na zona de rebaixamento. O Nhô Quim aparece no 14º lugar com dois pontos, a mesma pontuação do Red Bull que abre a degola. O clube de Piracicaba leva vantagem no saldo de gols (-3 a -4).O XV foi derrotado pela Portuguesa, por 2 a 0, em São Paulo, empatou com o Osasco Audax, por 2 a 2, em Piracicaba, perdeu do São Caetano, por 2 a 1, em São Caetano do Sul, e ficou no 0 a 0 com o São Bento em casa. O próximo desafio será no sábado contra o Atibaia, às 15 horas, no Décio Vitta, em Americana, pela 5ª rodada.
Antes, porém, o XV de Piracicaba irá estrear na Copa do Brasil diante do Londrina nesta quarta-feira, às 20h30, no Estádio Barão de Serra Negra, no interior paulista. Na Primeira Fase da Copa BR, os visitantes têm a vantagem do empate. O XV não disputa o torneio nacional há 29 anos.
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores - os integrantes do Brasileirão (Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Internacional e Corinthians), o campeão da Copa do Brasil (Athletico Paranaense), o campeão da Copa do Nordeste (Fortaleza), o campeão da Copa Verde (Cuiabá) e o campeão da Série B (Bragantino).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.